VILA NOVA – VILA CULTURAL

VILA NOVA – SÃO MATEUS

VILA CULTURAL

O Projeto Vila Cultural desenvolve uma programação cultural para a juventude no Bairro Vila Nova, em São Mateus, norte do Espírito Santo. A programação conta com a participação dos seguintes grupos de arte e cultura: Coletivo Cultural - Grupo de Literatura “Contadores de Histórias” e Coletivo Cultural de Poetas “O Verbo Manifesto”; Coletivo Cultural de Audiovisual; Coletivo Cultural de Comunicação Comunitária; Coletivo Cultural de Música; Coletivo Cultural de Economia Criativa; Coletivo Cultural de Tecnologias de Produção Cultural & Organização de Eventos; Coletivo Cultural Grupo Artes Visuais – Movimento Sama Jovem; Coletivo Cultural de Danças Populares; Coletivo Cultural de Juventude da Associação de Moradores de Vila Nova.

Este coletivo realiza atividades sociais e culturais no Bairro Vila Nova, através do projeto Vila Cultural, com workshops de Literatura, Audiovisual, Comunicação Comunitária, Música/Percussão, Corte e Costura – Economia Criativa, Tecnologias de Produção Cultural & Organização de Eventos, Grafite - Artes Visuais, Danças Populares e Eventos Socioculturais.

O Projeto Vila Cultural justifica-se pelo grande potencial das comunidades quilombolas, identificadas como território do Sapê do Norte, com abrangência nos municípios de Conceição da Barra e São Mateus. Representa uma oportunidade para integração sociocultural da juventude, em especial do Bairro Vila Nova, como também das comunidades tradicionais, quilombolas, ribeirinhas, dos grupos de artes, de dança, teatro, músicas, artes visuais, folclore etc.

A importância do projeto consiste na execução de ações junto às comunidades periféricas, urbanas e rurais que vivem em vulnerabilidade social, enfrentando a violência física, institucional ou simbólica.

AÇÕES DE FORMAÇÃO

O Projeto Vila Cultural compreende a aplicação de oito oficinas e de eventos voltados para mais de 200 adolescentes e jovens da região, assim divididos, de acordo com os objetivos de cada oficina:

1 – Workshop de Literatura

2 – Workshop de Audiovisual

3 – Workshop de Comunicação Comunitária

4 – Workshop de Música – Ritmos e Percussão

5 – Workshop de Corte e Costura

6 – Workshop de Tecnologia de Produção Cultural e Organização de Eventos 

7 – Workshop de Grafiti –

8 – Workshop de Danças Populares –

9 – Eventos 

VILA CULTURAL

Contatos:

Facebook - https://www.facebook.com/mecenas.mecenas

Facebook - https://www.facebook.com/samajovem

EQUIPE

Marcos Antonio da Silva – Coordenador

João de Andrade Matos – Coletivo de Literatura

Daniel Leão Lopes – Coletivo de Audiovisual

Armando Mecena de Oliveira – Coletivo de Comunicação Comunitária

André Serafim de Souza – Coletivo de Música (percussão e produção cultural)

Maria Madalena dos Anjos Honorato – Coletivo de Economia Criativa (corte e costura)

Dienison Cardoso de Jesus – Coletivo de Organização Eventos (economia criativa)

Evandro de Oliveira Eustáquio – Coletivo de Graffite (produção cultural)

Marcos Antonio da Silva -   Coletivo de Danças Populares (produção cultural)

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard

VLibras