Vila Nova de Colares - Culturarte Calasanz
VILA NOVA DE COLARES – SERRA
CULTURARTE CALASANZ
O Centro Social São José de Calasanz, situado em Vila Nova de Colares, Serra, tem por objetivo geral contribuir com o processo de desenvolvimento de crianças, adolescentes e jovens em situação de risco pela sua vulnerabilidade social, numa perspectiva que integre formação, espiritualidade, cidadania, cultura, artes e ludicidade, para estimulá-los a desenvolver seu papel como protagonista na sociedade, através do fortalecimento de seus vínculos familiares, escolares, comunitários e sociais.
Dentro do trabalho do Centro Social São José de Calasanz, está sendo desenvolvido o projeto Culturarte Calasanz, por meio do Edital de Cultura e Arte do Programa Ocupação Social. O objetivo geral do projeto é a formação artística e cultural dos adolescentes e jovens que serão atendidos, envolvendo as seguintes linguagens artísticas: capoeira, break-dance e grafite.
Os objetivos específicos do projeto Culturarte Calasanz são os seguintes:
- Oferecer aos adolescentes e jovens atendidos oficinas semanais com foco na formação artística e cultural a partir do grafite, do break-dance e da capoeira;
- Promover espaços de socialização para resgatar a autoestima e a identidade, proporcionando a comunicação e a expressão dos adolescentes e jovens;
- Inserir o público atendido no circuito de bens, serviços e riquezas sociais no que diz respeito ao acesso a serviços públicos e ampliação do universo artístico e cultural;
- Cultivar os Valores Humanos e espirituais a favor da vida, da solidariedade, da justiça e da paz;
- Estimular o exercício da cidadania;
- Fomentar a integração da família no processo educativo dos adolescentes e jovens;
- Impulsionar o estudo da cultura e da arte e a apropriação das mesmas como herança social e total da humanidade;
- Proporcionar a vivência da cultura corporal envolvendo prática coletiva e individual.
AÇÕES DE FORMAÇÃO
O projeto consiste em atender adolescentes e jovens de 12 a 21 anos, de ambos os gêneros, raça, classe social ou religião, com oficinas de Capoeira, Break Dance e Grafite, no período noturno, das 19h às 20h30, duas vezes por semana, com duração de 1 hora e 30 minutos por dia (3 horas semanais, sendo 12 horas mensais). O Projeto será realizado nas duas unidades do Centro Social São José de Calasanz, em Vila Nova de Colares. A Unidade I está localizada na Rua Alfredo Galeno, 98, e a Unidade II, localizada na Rua Pamplona, 119.
Também formam parte do público-alvo as famílias dos usuários atendidos, com base no princípio da interrelacionalidade: não adianta tentar promover o adolescente ou jovem se não se consegue atingir sua família e o seu entorno. Para isso serão promovidos encontros formativos com as famílias.
O adolescente/jovem poderá optar por uma das três oficinas: Break Dance, Capoeira ou Grafite. Serão oferecidas 20 vagas para cada oficina. O projeto tem duração de oito meses. As turmas de Capoeira, Break Dance e Grafite terão, cada uma, 20 adolescentes e jovens que se beneficiarão com as respectivas oficinas, as quais se iniciarão sempre com um tempo dedicado aos Valores Humanos.
PROJETO CULTURARTE CALASANZ
Contatos:
Telefones - (27) 3243-5065/ 3065-7332
Facebook - https://www.facebook.com/pages/Centro-Social-São-José-de-Calasanz-Serra
EQUIPE
Diretor Executivo - Pe. José Carlos Fernandez Jorjuria
Assistente social - Cristiane Oliveira dos Santos Pimentel
Auxiliar administrativo - Fernanda Soprani Amorim Silva
Educador social de Capoeira - Adriano Lage Ignacio
Educador social de Break Dance - Eduardo da Silva Cezini
Educador social de Grafite - Jessika Florêncio dos Santos
Responsável pela logística do projeto e Educação em Valores Humanos - Elvis Reis de oliveira