São Torquato - Ritmo, Skate e Poesia

SÃO TORQUATO – VILA VELHA

PROJETO RITMO, SKATE E POESIA

O projeto “Ritmo, Skate e Poesia” - Oficinas Culturais na Comunidade de São Torquato, formado no ano de 2016, através da junção do jovem skatista, produtor cultural e projetista Stefan Marques de Souza, o professor de dança/coreógrafo Luiz Henrique Mariano, o rapper, professor, mestre de cerimônias e articulador social Tiago Ferreira Mathias (MC Set) e o educador social e oficineiro (CRJ) Caio Ribeiro Mathias, visa à organização e criação de um projeto capaz de envolver as vertentes com as quais os integrantes trabalham cotidianamente.

Os integrantes da equipe “Ritmo, Skate e Poesia” possuem vasta experiência em projetos socioculturais no Espírito Santo, tendo atuado juntos ou sozinhos em outras equipes que contribuem para promover o fomento sociocultural capixaba e o fortalecimento de ações voltadas para a juventude, oportunizando espaços de experimentação e vivência através da organização de eventos, encontros, formações e oficinas. Nesse sentido, o grupo surge com a intenção de promover oficinas com o intuito de repassar conhecimento, informações e formação básica, nas vertentes culturais trabalhadas, para jovens e adolescentes que se encontram em estado vulnerável na região, principalmente aqueles que estão fora da escola, com uma linguagem jovem e fácil de entender, com vivências e oficinas teóricas e práticas.

O projeto visa à criação de estratégias que colaborem para a participação dos adolescentes e jovens, ofertando a eles a possibilidade de aumentar seu potencial, e também de conhecer a música, de forma dialogada, através do DJ e MC (Mestre de Cerimônia), com a improvisação de ritmos e sons; a arte visual, através do grafite, em telas e muros; e a prática do esporte, através do skate, que, além de esporte, é considerado uma cultura urbana ligada à música (hip hop/funk). Tudo isso oferecido por meio de oficinas socioeducativas realizadas nas escolas EEEFM – Silvio Rocio (Estadual) e UMEF – Juiz Jairo de Mattos Pereira (Municipal), e o ginásio da Escola de Samba da Comunidade de São Torquato.

O projeto busca despertar o protagonismo jovem entre os indivíduos que recebem a experiência das ações, tendo nos instrumentos do Hip Hop/Funk ferramentas de transformação social, divisão de informações, troca de ideias, espaço para protagonismo e construção de identidades, bem como um espaço de expressão e protagonismo por meio das músicas, da arte, dos ritmos e do skate.

AÇÕES DE FORMAÇÃO

O projeto será desenvolvido em 08 meses. O primeiro mês foi destinado ao planejamento da equipe para iniciar as ações, seguido de 06 meses para a realização das oficinas/vivências, com 96 oficinas teóricas/práticas, e o 8° mês prevê a realização do evento de finalização.

As oficinas utilizam as linguagens da Cultura Hip Hop/Funk junto ao Skate, de acordo com o seguinte cronograma:

1° Mês - Breakinkg, DJ e Skate (Dança de rua, mixagem com DJ);

2ª Mês - Grafite, Mc (Pintura em telas e letras e rimas), somada ao skate;

3° Mês - Funk/ Mc (Dança, coreografias, e letras e rimas). Essa sequencia de ações acontecerão respectivamente na sequência de 06 meses. Todos jovens e adolescentes atendidos com a formação receberão certificados.

Durante as ações, serão realizadas filmagens para a criação de um videodocumentário contendo um condensado de todas as ações desenvolvidas na comunidade receptora do projeto.

Participam das atividades adolescentes e jovens com idade entre 10 a 24 anos, residentes em São Torquato, que estejam estudando ou não, e principalmente aqueles que se encontram em estado de vulnerabilidade social.

PROJETO RITMO, SKATE E POESIA

Contatos:

EQUIPE

Luiz Henrique Mariano Nery – Proponente, coordenador e monitor (Funk e coreografias)

Stefan Marques de Souza – Projetista e monitor (Skate)

Tiago Ferreira Mathias – Logística e monitor (MC/Rimas e Letra e DJ)

Caio Ribeiro Mathias - Apoio técnico e monitor (Breaking, Graffite)

Gabriel Castro de Oliveira – Mídias, divulgação, filmagens e edição de vídeo