Menu

SEDH Secretaria de Estado de Direitos Humanos

brasão Governo do Estado Espírito Santo
SEDH - Secretaria de Estado de Direitos Humanos

Prêmio Dom Luís Gonzaga Fernandes será entregue em dezembro

Publicado em: 30/06/2026 16h13 - Atualizado em: 30/06/2026 16h13
Prêmio Dom Luís Gonzaga Fernandes será entregue em dezembro

A cerimônia da edição de 2026 do Prêmio Dom Luís Gonzaga Fernandes acontecerá em dezembro, durante a Semana dos Direitos Humanos. A mudança na data ocorre em razão do período eleitoral. Neste ano, o prêmio chega à sua 22ª edição e a cerimônia será ainda mais especial, pois marca o centenário de nascimento de Dom Luís.

Na última semana, a Comissão Organizadora do Prêmio reuniu-se com a secretária de Estado de Direitos Humanos (SEDH), Marcela Bussinguer, ocasião em que foi entregue a lista das pessoas e entidades selecionadas pela Comissão para receber o prêmio deste ano.

A secretária Marcela Bussinguer destaca a importância desta premiação e o empenho da comissão. “Agradecemos o empenho da Comissão pelo trabalho tão dedicado e sério  que realiza na busca de pessoas e instituições que desenvolvem ações de impacto na sociedade na defesa dos direitos humanos e do meio ambiente dentro do que Dom Luís sempre defendeu”.

Como acontece em todas as edições, as indicações são definidas pela Comissão Especial do Prêmio, instituída por decreto do Governo do Estado, que realiza visitas técnicas aos espaços, entrevistas e análises antes de deliberar sobre as pessoas e instituições que considera merecedoras da homenagem. Ao todo, sete pessoas e instituições serão homenageadas nesta edição.

O objetivo do prêmio é resgatar e homenagear o trabalho voluntário, a dedicação, o compromisso e as conquistas de pessoas e instituições que constroem a história das lutas por um mundo melhor e pelo respeito aos direitos humanos e ao meio ambiente, seja no Espírito Santo, no Brasil ou no mundo.

Prêmio

O Prêmio Dom Luís Gonzaga Fernandes foi criado pela Lei Estadual nº 7.844, de 25 de agosto de 2004, por iniciativa conjunta do Governo do Estado e do então deputado estadual Claudio Vereza, que integra a Comissão Especial do Prêmio Dom Luís Gonzaga Fernandes desde sua primeira edição, em 2005, na qualidade de coordenador.

Dom Luís Gonzaga Fernandes

Dom Luís Gonzaga Fernandes nasceu em 24 de agosto de 1926, no Estado do Rio Grande do Norte, e foi ordenado sacerdote em 8 de dezembro de 1950, em Roma. Em 5 de dezembro de 1965, durante o encerramento do Concílio Vaticano II, também em Roma, foi sagrado Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Vitória/ES.

Permaneceu 15 anos no Espírito Santo, onde se destacou pelo fortalecimento e florescimento das Comunidades Eclesiais de Base (CEBs), sustentadas pela opção preferencial pelos pobres, pela defesa da vida e da dignidade humana. Em 1981, foi transferido para a Diocese de Campina Grande/PB, onde atuou como Bispo Titular até 2001. Faleceu em 4 de abril de 2003, na Paraíba.

Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação da SEDH

Simone Diniz

(27) 3134-1414

comunicacao@sedh.es.gov.br