Nova Palestina - Coletivo Ação Circense

NOVA PALESTINA – VITÓRIA

COLETIVO AÇÃO CIRCENSE

O coletivo Ação Circense é composto por dois integrantes, moradores da região de Nova Palestina, em Vitória, que aprenderam a arte dentro do bairro como uma nova perspectiva de vida e fonte de renda. Hoje exercendo a arte circense como profissão, eles passam esse conhecimento para a frente, exercendo a função de educadores de circo dentro da comunidade.

O Ação Circense tem como proposta realizar a formação e a capacitação na arte circense, com o objetivo de transformar a vida da população jovem de Nova Palestina.

O Coletivo entende que por meio da arte é possível proporcionar a esses jovens uma nova perspectiva de vida, evitar a entrada no tráfico de drogas, diminuir a violência e, consequentemente, reduzir a taxa de homicídios, de modo a melhorar a rotina social do bairro e proporcionar aos seus moradores mais liberdade para o melhor desenvolvimento da região.

AÇÕES DE FORMAÇÃO

Por meio do Edital de Cultura e Arte do Programa Ocupação Social, o Coletivo Ação Circense desenvolve atividades de formação artística com jovens de 10 a 24 anos, com aplicação de oficinas no nível básico, intermediário e avançado.

Compõem o nível básico as oficinas: História do circo, Introdução à acrobacia de solo, Introdução ao malabares, Introdução aos aparelhos de equilíbrios,  Introdução a técnicas de criação de esquetes, Técnicas de montagem de aparelhos, Preparação Corporal para exercícios autônomos e Introdução e conhecimento das danças circenses.

1. Nível Intermediário:

- Aplicação da contorção

- Introdução à lira acrobática

- Fundamentos de acrobacias aéreas

- Fundamentos de equipamentos de equilibrio

- Fundamentos de acrobacias de solo

- Utilização do espaço cênico para números aéreos

- Treino Livre

- Especialidade Escolhida

- Direção Cênica

- Composição Individual/Coletiva.

2. Nível Avançado:

- Ensaios para a Intervenção Artística

- Composição Individual

- Composição Coletiva

- Ensaios e Treinos específicos

- Ensaios para Caminhada das Artes

- Composição Coletiva

- Composição Individual

- Ensaios para Mostra Cultural Circense.

O encerramento das atividades prevê ações diretas na comunidade, com intervenções artísticas urbanas em diversos pontos de Nova Palestina. A formatura acontece na Mostra Cultural Circense, com apresentação do “Espetáculo dos Sonhos”, no qual os participantes do Ação Circense irão apresentar todo o trabalho desenvolvido ao longo das oficinas de formação.

COLETIVO AÇÃO CIRCENSE

Contatos:

Facebook - https://www.facebook.com/Ação-Circense

EQUIPE

Rodrigo Santos de Jesus - coordenador

Luiz Henrique Souza Amorim - professor

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard

VLibras