Nova Esperança - Galera da Paz

NOVA ESPERANÇA – CARIACICA

GALERA DA PAZ

O projeto Galera da Paz tem como objetivo principal a ampliação do acesso de adolescentes e jovens do Bairro Nova Esperança, em Cariacica, a atividades culturais, a partir da oferta de oficinas e apresentações relacionadas a diversas linguagens.

O desenvolvimento do projeto permitirá ampliar a oferta de atendimento, de forma continuada e intensiva, para 80 adolescentes já atendidos pela Fundação Fé e Alegria do Brasil, com atividades esportivas, culturais (oficina de música) e de formação para a cidadania, incorporando outras linguagens culturais na agenda semanal de atividades. Também deverá possibilitar o atendimento a adolescentes e jovens da comunidade em geral (ainda não atendidos pela instituição), sendo que alguns deles não estão frequentando a escola e tampouco estão trabalhando. Os atendimentos a este público deverão ser realizados em horários alternativos, ou seja, no período noturno ou durante os finais de semana.

A estruturação das atividades se dará principalmente no formato de oficinas, com duração variável, e grande diversidade nas linguagens propostas: teatro, danças, artes plásticas, fotografia, cerâmica, congo, capoeira, artes circenses e mosaico. A produção dessas oficinas deverá ser exposta na 13ª Festa da Cultura de Nova Esperança, bem como em outros eventos e localidades. Uma atividade complementar deverá ser a criação do Cineclube Casa Legal, com o desenvolvimento de uma programação mensal de exibição de filmes e vídeos temáticos.

O estabelecimento de uma agenda cultural comunitária deverá contribuir para o desenvolvimento de uma cultura de paz no bairro Nova Esperança, na medida em que se fortalecerem o convívio fraterno e a valorização da vida entre seus moradores. A Fundação Fé e Alegria do Brasil obteve reconhecimento do Ministério da Cultura como “Ponto de Cultura”.

AÇÕES DE FORMAÇÃO

Um dos públicos do projeto Galera da Paz será constituído por aproximadamente 80 adolescentes em situação de vulnerabilidade social, com idade entre 12 e 16 anos, que já participam de outras atividades desenvolvidas pela instituição. Ao todo serão ofertadas 340 vagas, além do Cineclube Casa Legal, estimado em 80 participantes por sessão.

O projeto compreende as seguintes ações de formação:

- Oficina de Iniciação às Artes Cênicas;

- Oficina de artes cênicas: Teatro de Rua;

- Oficina de artes cênicas: Autos Populares;

- Oficina de Artes Visuais: Abordagem Triangular nas Artes Plásticas;

- Oficina de Artes Visuais: Fotografia

- Oficina de Artes Visuais: Cerâmica

- Oficina de Danças Brasileiras

Outro público a ser atendido pelo projeto será o de adolescentes e jovens da comunidade em geral (ainda não atendidos pela instituição). As atividades de formação planejadas são:

- Oficina de Capoeira e Maculelê

- Oficina de Congo

- Oficina de Circo

- Oficina de Mosaico

- Cineclube Casa Legal

GALERA DA PAZ – FUNDAÇÃO FÉ E ALEGRIA DO BRASIL

Endereço:

Rua da Vitória, S/N, Nova Esperança, Cariacica

Contatos:

Telefone - (27) 3284-4025/99909-3280

E-mail - vilmar.burzlaff@fealegria.org.br

EQUIPE

Vilmar Burzlaff - Coordenação geral e administrativa

Deyse de Carvalho Alves de Holanda - Coordenação de atividades

Magno Alencar Santos - Atividades de registro e comunicação

Vagner Geraldo Alves - Assessor em linguagem musical e produção cultural

Ricardo Torezani – Coordenação das atividades do Cineclube Casa Legal

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard

VLibras