Jardim Carapina - Coletivo Periferia Resiste

JARDIM CARAPINA – SERRA

COLETIVO PERIFERIA RESISTE

O Coletivo Periferia Resiste é um Projeto Multicultural que executa atividades no Bairro Jardim Carapina, na Serra, e, para isso, estabelece parcerias para as ações e os eventos de cunho artístico e cultural. Assim, realiza formações, dentre as quais, oficinas, palestras, exibições de filmes, seminários, encontros e apresentações culturais, cujo foco está relacionado à vida nas periferias.

Tais práticas são realizadas pelos membros do Coletivo Periferia Resiste, com o apoio de moradores da comunidade local, todos com o objetivo de enfrentar as situações de violência e vulnerabilidade social em que se encontram os jovens e adolescentes do bairro, principalmente aqueles que, por motivos sociais, econômicos e culturais, não estão inseridos na escola.

Considerando que, na realidade, as crianças, adolescentes e jovens do Bairro Jardim Carapina muitas vezes crescem sem ter acesso aos dispositivos artísticos, culturais e de lazer, são ofertadas a este público-alvo oficinas artísticas e culturais, no CRAS-CAI, em ruas, praças, quintais cedidos pelos moradores e nos centros comunitários do bairro, para que lhes ocupe o tempo e a mente. Ao todo mais de 300 alunos serão contemplados com as atividades.

AÇÕES DE FORMAÇÃO

O Coletivo Periferia Resiste desenvolve seus projetos desde julho de 2014, sempre com uma linguagem urbana e acessível às crianças, adolescentes e jovens moradores da comunidade, com as seguintes frentes de trabalho:

- CineFavela: exibições de filmes de longa-metragem ao ar livre e de forma itinerante em diversos pontos do bairro, utilizando a linguagem audiovisual para realizar diálogos com as crianças e os adolescentes que se fazem presentes, juntamente com suas famílias.

- Invasão e Arte em Jardim Carapina: realização de oficinas e palestras com o objetivo de agregar conhecimento útil às nossas crianças, adolescentes e jovens, e de discutir temáticas referentes ao cenário social da comunidade.

- Periferia Resiste apresenta: por meio de apresentações musicais, exibições artísticas, saraus e dança, os espaços públicos (ruas e praças) são ocupados com o intuito de trazer cultura e arte e contribuir para o lazer dos moradores da comunidade, dando visibilidade aos talentos locais. A cada edição, são convidados artistas locais que, apesar de todo o seu talento e trabalho já realizado, não têm visibilidade e reconhecimento da indústria cultural municipal, estadual e nacional.

- Periferia Resiste TV: trata-se de um canal de vídeos online que já existe e é voltado para o registro e divulgação dos eventos culturais e de projetos sociais que são fonte de inspiração para todos os envolvidos direta e indiretamente nos trabalhos realizados pelo Coletivo Periferia Resiste, além de registrar e valorizar toda atividade construtiva realizada pelos moradores da comunidade.

COLETIVO PERIFERIA RESISTE

Contato:

Facebook - https://www.facebook.com/coletivo.perifaresiste

EQUIPE

Marcelo Burmann dos Santos – Colaborador, palestrante

Iana Marilen de Abreu Mendonça - Colaborador, palestrante

Alecsandro Lacerda da Silva – Oficineiro, colaborador

Ucristefam da Silva de Oliveira - Oficineiro, colaborador

Junio Alves Ferreira - Oficineiro, colaborador

Gabriel Souza Macara - Oficineiro, colaborador

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard

VLibras