Interlagos - Arte para a Vida

INTERLAGOS – LINHARES

ARTE PARA A VIDA – “REESCREVENDO O FUTURO”

“Arte para a Vida – Reescrevendo o futuro” é um projeto cultural educacional desenvolvido na Associação de Moradores do Bairro Interlagos, em Linhares.

Interlagos é um bairro da Cidade de Linhares, no Estado do Espírito Santo, popularmente conhecido como Inter. É um dos maiores bairros da América Latina, com 26.557 (vinte e seis mil e quinhentos e cinquenta e sete habitantes), conforme o censo de 2010. Devido a essa grande população, o índice de violência é muito grande entre os jovens e adolescentes. Uma estatística que o Projeto Arte Para a Vida pretende com mudar com muito esforço e dedicação, “Reescrevendo o Futuro”.

Entre os objetivos específicos estão:

- Realizar o “Projeto Arte para a Vida - Reescrevendo o Futuro” em oito meses;

Divulgar e difundir a cultura Hip Hop e a Capoeira na sociedade, com formação artística;

- Realizar apresentações artísticas com grupos capixabas representantes dos 4 (quatro) elementos do Hip Hop e da capoeira Angola e Regional;

- Realizar oficinas com representantes dos 4 (quatro) elementos do Hip Hop e professores de Capoeira;

- Realizar apresentações com os participantes das oficinas;

- Propocionar lazer e prática esportiva aliada a atividades educativas e culturais  com jovens e adolecentes;

- Estimular o desenvolvimento e a sociabilidade dos jovens e adolescentes.

- Fomentar o diálogo profissional e artístico entre os jovens, que muitas vezes vivem em famílias desestruturadas, ou em que os pais saem para o trabalho e não dispõem de tempo para contribuir com eficiência na educação dos filhos.

O projeto “Arte para a Vida – Reescrevendo o Futuro” acontece desde 2008, sempre no último sábado do mês, e era conhecido como Linhares Hip Hop. No Linhares Hip Hop, jovens das comunidades de Linhares se reuniam para trocar informações, dançar break e ouvir música, além de receber visitas de vários nomes no cenário capixaba, como, por exemplo, Levita Jó, DJ Jerê, Conexão Veridica, MC Jota Terceira Visão, Ultimate B.Boys, entre outros, pois o projeto sempre abriu espaço para todos se apresentarem.

Em 2016 o projeto passou a se chamar “Arte para a Vida – Reescrevendo o Futuro” . Por meio de uma parceria com a Capoeira, passou a acontecer três dias por semana, com oficinas gratuitas voltadas para a comunidade. No último sábado do mês, a turma se reunia e o evento do projeto acontecia.

AÇÕES DE FORMAÇÃO

O projeto “Arte para a Vida – Reescrevendo o futuro”  é destinado a toda a população da comunidade do Interlagos, porém, com ênfase nos adolescentes e jovens de 10 a 18 anos, mais precisamente na região central do bairro. Ao todo serão disponibilizadas 600 vagas.

O projeto, que compreende a cultura Hip Hop e a Capoeira, acontece em sete oficinas culturais, assim divididas:

- Oficina de Break,

- Oficina de DJ,

- Oficina de Graffite,

- Oficina de Freestyle,

- Oficina de Capoeira Angola,

- Oficina de Capoeira Regional, e

- Apresentação dos alunos que participaram das oficinas ao longo dos oitos meses de estudos culturais.

ARTE PARA A VIDA – “REESCREVENDO O FUTURO”

Contato:

Facebook - https://www.facebook.com/drena.sucuri