Governo do Estado tem ampla programação para o mês da mulher

A Secretaria de Estado de Direitos Humanos, por meio da Subsecretaria de Estado de Políticas para as Mulheres, preparou uma programação ampla para o mês em que se comemora o Dia da Mulher. O cronograma de março incluiu palestras, rodas de conversa em unidades prisionais femininas e ações da Unidade Móvel de Atendimento à Mulher do Campo.

As atividades foram realizadas pela Secretaria de Estado de Direitos Humanos (SEDH) em parceria com a Vice-Governadoria, Secretaria de Estado de Gestão e Recursos Humanos (Seger), Secretaria de Estado de Justiça (Sejus), Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp), Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), Instituto de Atendimento Socioeducativo do Espírito Santo (Iases), Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Mulher do Estado do Espírito Santo (Cedimes), Defensoria Pública da União, Defensoria Pública do Espírito Santo, prefeituras municipais e organizações da sociedade civil.

Rodas de conversa

As rodas de conversa tiveram como intuito levar informação, conscientizar as mulheres sobre seus direitos e contribuir no enfrentamento à violência. Os encontros aconteceram nas Unidades Prisionais Femininas de Cachoeiro de Itapemirim, Colatina e Bubu, em Cariacica, com a população LBT de Serra e Anchieta, com as mulheres em situação de rua, em Itararé, com as adolescentes do Iases e com as servidoras do Ciase.

Unidade Móvel

Os municípios contemplados foram Pancas, Guarapari (Buenos Aires) e Aracruz. Durante as ações foram ofertados serviços especializados com psicólogos, assistentes sociais e defensores públicos, além de serviços na área de saúde, como aferição de pressão arterial e de glicemia, testes de HIV, Hepatite e Sífilis, e rodas de conversa.