28/05/2015 10h00 - Atualizado em 28/12/2016 16h02

Governo apresenta Ocupação Social em Cariacica

Foto: Thiago Guimarães

O município de Cariacica conheceu, na tarde desta quinta-feira (28), as políticas do Ocupação Social, programa em desenvolvimento pelo Governo do Espírito Santo. A cidade está entre as primeiras a receber as ações e os projetos que ajudarão no combate à violência e na redução de homicídios, especialmente entre a população jovem, com idade entre 15 e 24 anos.

“Hoje, esse público representa 40% dos homicídios em nosso Estado, passando de 50% nas áreas com mais vulnerabilidades”, disse o secretário de Estado Extraordinário de Ações Estratégicas, Evaldo Martinelli, durante a reunião realizada no auditório da Faesa, campus Cariacica, no bairro Campo Grande.

De acordo com o governador Paulo Hartung, a intenção do Governo do Estado é acrescentar ao trabalho das Polícias Civil e Militar, em parceria com as Prefeituras, um conjunto de ações e de projetos que promovam cidadania e, consequentemente, oportunidades para os jovens. “Temos que levar espaços e oportunidades. Acolher nosso jovem, principalmente, para que ele não se torne uma presa tão fácil da droga, do tráfico e do crime”, disse, no encerramento do evento.

Aproximadamente 150 pessoas foram à reunião. Além do governador e do secretário Evaldo Martinelli, estiveram presentes o prefeito de Cariacica, Júnior Geraldo Luzia de Oliveira; o deputado estadual Bruno Lamas, os secretários de Estado de Segurança Pública e Defesa Social, André Garcia; e de Esporte, Valdir Klug; o comandante da Polícia Militar, coronel Marco Antônio; a chefe da Polícia Civil, Gracimeri Gaviorno; o comandante do Corpo de Bombeiros Militar, coronel Marcelo D'Isep; além de secretários municipais, delegados de polícia civil e comandantes de companhias da Polícia Militar.

Parceria

"No mundo, todo trabalho bem realizado na área da Segurança Pública tem como diferencial a presença do poder público municipal. A questão da segurança pública e defesa social é extremamente complexo. Ao avançamos com o Ocupação Social o objetivo é difundir as diretrizes, receber sugestões e aprimorar o projeto. Através da população queremos ir além e estabelecer políticas públicas sólidas e adequadas à realidade", explicou o governador do Estado, Paulo Hartung, ao enfatizar a importância do envolvimento de todos os setores nas políticas do Ocupação Social.

E o prefeito Juninho concordou. “Não podemos ser apenas espectadores, temos que participar. O nosso envolvimento é fundamental para que a política de segurança pública prospere. A segurança vai além da polícia, ela também passa pela iluminação pública, pelo serviço de limpeza e pela pavimentação e calçamento de vias. A segurança também passa pelo diálogo, pela mobilização e pelo envolvimento de todos”, afirmou o prefeito.

Indicadores

Durante sua apresentação, o secretário de Estado da Segurança Pública e Defesa Social, André Garcia, listou os indicadores de homicídio de Cariacica e destacou a redução de 22% na comparação de 2015 com o mesmo período do ano passado. Além disso, Garcia apresentou a campanha da secretaria para rádio e TV sobre a violência contra a mulher e as ações desenvolvidas pelo Estado para evitar que novos casos de agressões e feminicídios continuem acontecendo.

"Nosso principal objetivo é conscientizar que em “briga de marido e mulher” a gente tem que meter a colher. Estas ocorrências acontecem dentro das casas, onde a ação policial tem muito pouca eficácia. A população precisa envolver nesta questão e denunciar. As Polícias têm feito a parte delas, mas precisamos de todos para mudar a realidade capixaba e parar de presenciar estas tragédias diárias".

O auditório do campus Cariacica, da Faesa, ficou lotado. Diversas lideranças comunitárias foram prestigiar a segunda Reunião do Ocupação Social, com apresentação e avaliação de indicadores sociais e de segurança pública, realizada na Grande Vitória.

Secretaria de Estado de Direitos Humanos - Sedh
Suellen Barone / Maurílio Mendonça