Flexal II - Ocupa Flex!
FLEXAL II – CARIACICA
OCUPA FLEX!
O “Ocupa Flex” foi idealizado por Liliana Alves de Oliveira, residente e domiciliada no Bairro Flexal 2, em Cariacica, no qual executa atividades socioculturais de iniciativa própria e também em parceria com Associação de Moradores, E.M.E.F Martim Lutero, C.M.E.I Rosalina Marques, Igrejas, Aprender Cultura, Batalha de Rap da Estação e Escola de Rima “Fábrica de Griots”.
Com a possibilidade de ampliar essas atividades e de inserir novas linguagens artísticas e culturais no bairro, houve uma mobilização e articulação no sentido de apresentar o projeto a moradores, à direção da E.M.E.F Martim Lutero, a lideranças e comerciantes da comunidade, e discuti-lo a fim de que cada um dos envolvidos pudesse externar sua opinião e estabelecer sua contribuição para o desenvolvimento de ideias que melhor atendessem às necessidades do bairro.
Nesse sentido, foi realizada uma pesquisa de opinião com 41 jovens da comunidade, com o objetivo de identificar quais linguagens artísticas e culturais despertam o interesse desse público. Após a realização dessa pesquisa, alguns encontros e reuniões entre proponente, direção da E.E.E.F Martim Lutero e lideranças comunitárias, passou-se à construção do projeto.
Por meio da pesquisa de opinião, pôde-se constatar que, das 24 meninas e 17 meninos ouvidos, apenas 4% praticam alguma atividade sociocultural em Flexal 2, pois as linguagens trabalhadas não despertam interesse neles. O “Ocupa Flex” pretende oferecer às crianças e jovens do bairro o acesso a linguagens artísticas e culturais que, provavelmente, eles não poderão conhecer devido a fatores econômicos. O fato de residir em um bairro historicamente conhecido por ações violentas e criminosas contribui para que os jovens sofram preconceito e deixem de acreditar nas possibilidades oferecidas pelo meio em que vivem.
O “Ocupa Flex” recebeu esse nome por ser realizado em espaços distintos, visando à descentralização das ações socioculturais desenvolvidas no bairro. Este projeto propõe não apenas a ampliação e manutenção de linguagens já desenvolvidas, como também a inserção de linguagens inéditas que, além de despertar o interesse dos jovens, vão prepará-los para que, caso seja do seu interesse, eles atuem no mercado de trabalho.
AÇÕES DE FORMAÇÃO
Serão abertas, no total, 120 vagas. As atividades desenvolvidas são as seguintes:
- Audiovisual (15 a 24 anos): registros documentais, oficinas teóricas e práticas, saídas a campo para captação de imagens, entrevistas com moradores.
- Teatro (10 a 24 anos): montagem e produção de peça teatral, oficinas teóricas e práticas.
- Culinária (15 a 24 anos): oficinas teóricas e práticas.
- Fotoliteratura (10 a 24 anos): oficinas teóricas e práticas.
Ao término do projeto haverá um evento de finalização, aberto a toda a comunidade, com exposições, mostras audiovisuais, show do grupo de rap “Faia RootES”, edição especial da “Batalha da Estação”, comercialização dos produtos produzidos pelos alunos, certificação e entrega de brindes.
OCUPA FLEX!
Contato:
Facebook – https://www.facebook.com/ocupaflex
EQUIPE
Liliana Alves de Oliveira - Coordenação, Oficineira de Foto Literatura
Eliene Ferreira Lopes - Coordenação, Mobilização, Divulgação
Lindomar de Oliveira Garcia - Coordenação, Mobilização, Divulgação
Adriano Costa - Oficineiro de Fotografia, Criação de Material de Divulgação
Amanda Brommonschenkel - Oficineira de Ilustração
Juane - Oficineira de audiovisual
Ana Bárbara Mirinha Amaral - Oficineira de Culinária
Caroline Forestti Oliveira - Palestrante de Culinária
José Celso Queiroz Cavaliéri - Oficineiro de Teatro
Jaslei Alves - Oficineiro Auxiliar de Teatro
Júlio Really Costa - Cobertura de audiovisual
Gabrielly Alves de Moura - Cobertura fotográfica
Naraiane de Oliveira Gomes - Cobertura fotográfica
Lays Pamela Pim de Melo - Cobertura fotográfica