Flexal II - Ocupa Flex!

FLEXAL II – CARIACICA

OCUPA FLEX!

O “Ocupa Flex” foi idealizado por Liliana Alves de Oliveira, residente e domiciliada no Bairro Flexal 2, em Cariacica, no qual executa atividades socioculturais de iniciativa própria e também em parceria com Associação de Moradores, E.M.E.F Martim Lutero, C.M.E.I Rosalina Marques, Igrejas, Aprender Cultura, Batalha de Rap da Estação e Escola de Rima “Fábrica de Griots”.

Com a possibilidade de ampliar essas atividades e de inserir novas linguagens artísticas e culturais no bairro, houve uma mobilização e articulação no sentido de apresentar o projeto a moradores, à direção da E.M.E.F Martim Lutero, a lideranças e comerciantes da comunidade, e discuti-lo a fim de que cada um dos envolvidos pudesse externar sua opinião e estabelecer sua contribuição para o desenvolvimento de ideias que melhor atendessem às necessidades do bairro.

Nesse sentido, foi realizada uma pesquisa de opinião com 41 jovens da comunidade, com o objetivo de identificar quais linguagens artísticas e culturais despertam o interesse desse público. Após a realização dessa pesquisa, alguns encontros e reuniões entre proponente, direção da E.E.E.F Martim Lutero e lideranças comunitárias, passou-se à construção do projeto.

Por meio da pesquisa de opinião, pôde-se constatar que, das 24 meninas e 17 meninos ouvidos, apenas 4% praticam alguma atividade sociocultural em Flexal 2, pois as linguagens trabalhadas não despertam interesse neles. O “Ocupa Flex” pretende oferecer às crianças e jovens do bairro o acesso a linguagens artísticas e culturais que, provavelmente, eles não poderão conhecer devido a fatores econômicos. O fato de residir em um bairro historicamente conhecido por ações violentas e criminosas contribui para que os jovens sofram preconceito e deixem de acreditar nas possibilidades oferecidas pelo meio em que vivem.

O “Ocupa Flex” recebeu esse nome por ser realizado em espaços distintos, visando à descentralização das ações socioculturais desenvolvidas no bairro.  Este projeto propõe não apenas a ampliação e manutenção de linguagens já desenvolvidas, como também a inserção de linguagens inéditas que, além de despertar o interesse dos jovens, vão prepará-los para que, caso seja do seu interesse, eles atuem no mercado de trabalho.

AÇÕES DE FORMAÇÃO

Serão abertas, no total, 120 vagas.  As atividades desenvolvidas são as seguintes:

- Audiovisual (15 a 24 anos): registros documentais, oficinas teóricas e práticas, saídas a campo para captação de imagens, entrevistas com moradores.

- Teatro (10 a 24 anos): montagem e produção de peça teatral, oficinas teóricas e práticas.

- Culinária (15 a 24 anos): oficinas teóricas e práticas.

- Fotoliteratura (10 a 24 anos): oficinas teóricas e práticas.

Ao término do projeto haverá um evento de finalização, aberto a toda a comunidade, com exposições, mostras audiovisuais, show do grupo de rap “Faia RootES”, edição especial da “Batalha da Estação”, comercialização dos produtos produzidos pelos alunos, certificação e entrega de brindes.

OCUPA FLEX!

Contato:

Facebook – https://www.facebook.com/ocupaflex

EQUIPE

Liliana Alves de Oliveira - Coordenação, Oficineira de Foto Literatura

Eliene Ferreira Lopes - Coordenação, Mobilização, Divulgação

Lindomar de Oliveira Garcia - Coordenação, Mobilização, Divulgação

Adriano Costa - Oficineiro de Fotografia, Criação de Material de Divulgação

Amanda Brommonschenkel - Oficineira de Ilustração

Juane - Oficineira de audiovisual

Ana Bárbara Mirinha Amaral - Oficineira de Culinária

Caroline Forestti Oliveira - Palestrante de Culinária

José Celso Queiroz Cavaliéri - Oficineiro de Teatro

Jaslei Alves - Oficineiro Auxiliar de Teatro

Júlio Really Costa - Cobertura de audiovisual

Gabrielly Alves de Moura - Cobertura fotográfica

Naraiane de Oliveira Gomes - Cobertura fotográfica

Lays Pamela Pim de Melo - Cobertura fotográfica

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard

VLibras