Cursos Vasco Coutinho

Por meio de um projeto inovador, e que leva o professor até o aluno, o CEET Vasco Coutinho ofereceu 275 vagas, em 2016, em cursos de qualificação profissional para oito bairros do Programa Ocupação Social. E cursos de rápida duração, com 80 horas/aula, realizados em dois a três dias por semana, durante dois meses. O sucesso foi tanto que para 2017 a previsão é de abrir 2 mil vagas, no decorrer do ano. Sendo que já nos primeiros meses foram disponibilizadas 680 vagas, em 14 bairros atendidos pelo programa.

As atividades ofertadas exigiam que os alunos tivessem, pelo menos, 16 anos de idade, o ensino fundamental incompleto e ser, pelo menos, morador dos municípios onde os cursos foram ofertados, preferencialmente dos bairros atendidos pelo programa.

O processo de seleção para os cursos foi todo online. Eles foram elaborados para que as aulas fossem desenvolvidas nos bairros, em locais cedidos pelas comunidades, incluindo instituições e projetos sociais, igrejas ou equipamentos públicos, a exemplo de escolas, unidades de saúde e CRAS.

Com a participação direta dos moradores também no processo de divulgação das inscrições e da mobilização nas matrículas, aproximadamente 3 mil inscrições foram recebidas.

Edital 1 - 2016

275 vagas ofertadas

Cursos

Fotógrafo, DJ (Disc Jockey), Instalador de Redes de Computador, Maquiador, Desenhista de Moda e Recepcionista.

Bairros

Barramares, Ulisses Guimarães, Santa Rita e Boa Vista, em Vila Velha; Central Carapina, Vila Nova de Colares e Planalto Serrano, na Serra; e Flexal II, em Cariacica.

Edital 2 - 2017

680 vagas ofertadas

Cursos

Maquiador, Vendas pela Internet, Vendedor, Fotógrafo, DJ (Disc Jockey), Vídeo para Redes Sociais, Instalador de Redes de Computador, Desenhista de Moda, Panificação, Configuração de Redes Domésticas, Manipulação e Higiene de Alimentos, Informática e Documentos para Escritório e Recepcionista.

Bairros

Barramares, Ulisses Guimarães, São Torquato, Santa Rita e Boa Vista, em Vila Velha; Central Carapina, Feu Rosa, Jardim Carapina, Novo Horizonte, Planalto Serrano e Vila Nova de Colares, na Serra; Castelo Branco e Flexal II, em Cariacica; e Nova Palestina, em Vitória.

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard

VLibras