Comunidade Empreendedora
O curso Comunidade Empreendedora é composto por duas etapas:
1) Crescendo e Empreendendo
2) Virada da Comunidade
O Crescendo e Empreendendo acontece em três dias e apresenta o que é empreender ao jovem, motivando-o a ter seu próprio negócio; enquanto o segundo tem cinco dias, com foco maior em construir um projeto próprio, desenvolvendo a ideia de negócio com orientações profissionais. O Virada da Comunidade ainda proporciona a chance de o participante defender a proposta do seu negócio a uma banca de jurados, no último dia do curso. A melhor ideia ganha uma vaga no curso EMPRETEC, do SEBRAE.
Nº de vagas: 30
Faixa etária: a partir de 16 anos (para a vaga no curso EMPRETEC, o participante precisa ter mais de 18 anos). O público de 16 a 24 anos, alvo do programa, possuem prioridades nas vagas.
Para o ano de 2017, mais de 700 vagas serão disponibilizadas para os bairros do Ocupação Social. O Comunidade Empreendedora, este ano, já esteve presente em diferentes bairros atendidos pelo programa, incluindo regiões dos municípios de Serra, Linhares, Cariacica e Vila Velha. As inscrições são feitas por meio do site www.direitoshumanos.es.gov.br, no link Cursos Sebrae.
NEGÓCIO A NEGÓCIO
Outra ação realizada pelo SEBRAE nos bairros do Programa Ocupação Social é o Negócio a Negócio, com agentes realizando visitas a microempreendedores individuais e microempresários das comunidades, trazendo soluções a pequenos problemas de negócios.
2016
As ações do Sebrae-ES acontecem nos bairros do Ocupação Social desde 2016, logo quando o programa começou a levar até as comunidades as oportunidades para que os moradores dessas regiões pudessem se aperfeiçoar e aprender a abrir o próprio negócio. A primeira comunidade atendida foi a de Nova Rosa da Penha, em Cariacica. Durante todo o ano, mais oito bairros foram beneficiados, totalizando 440 vagas nos cursos do Comunidade Empreendedora.
Beleza Total
A equipe do Sebrae-ES, com apoio do Senac-ES, ainda desenvolveu no ano de 2016, nas comunidades do programa, o curso Beleza Total, com 30 vagas por turma. De ação rápida, a formação de empreendedorismo na área de beleza e estética é associada a aulas práticas para quem já atua na área. Um projeto que rendeu bons frutos no primeiro ano da parceria.
Negócio a Negócio
As tividades do Negócio a Negócio também começaram no ano de 2016. Os agentes realizaram visitas a microempreendedores individuais e microempresários das comunidades, trazendo soluções a pequenos problemas de negócios, com mais de 1.400 visitas.