Campeões do Futuro
Criado em 2006, o Projeto Campeões de Futuro oferece esporte gratuito para crianças e adolescentes capixabas, com idade entre 6 e 17 anos em todos os 78 municípios do Estado. O objetivo é oportunizar aos alunos a prática esportiva aliada à educação, para afastá-los do risco social e da criminalidade.
O trabalho desenvolvido, em parceria com as Prefeituras municipais, oferece todas as condições para a execução das atividades. Enquanto a Prefeitura oferece o espaço e o profissional (formado em Educação Física), a Secretaria de Estado de Esportes e Lazer (Sesport) oferece material, estagiário e qualificação profissional.
Em cada núcleo, 100 crianças aprendem as mais diversas modalidades. Dentre elas: atletismo, badminton, basquete adaptado, basquete, beach handeboll, bodyboard, boxe, capoeira, futebol 7, futebol de areia, futebol de campo, futsal, futvôlei, ginástica rítmica, handeball, jiu jitsu, judô, karatê, kickboxing, luta olímpica, natação, taekwondo, tênis de mesa, vôlei, vôlei de praia e xadrez.
O município que pretende ampliar a modalidade existente para outros núcleos (distritos), deve encaminhar ofício à Sesport, solicitando ao secretário Estadual de Esportes e Lazer apoio para atender a tal demanda. Para isso deve ter profissional capacitado e local adequado.
Atualmente, dentre os bairros atendidos pelo Campeões do Futuro, quatro fazem parte do Ocupação Social, nos municípios de Cachoeiro, Pinheiros e São Mateus, chegando a 1.279 jovens, por meio de 10 modalidades esportivas. A previsão é que em 2017 mais 20 bairros recebam o projeto, levando atividade para aproximadamente 3 mil crianças, adolescentes e jovens moradores dessas comunidades.