Bela Vista - Crê-Ser

BELA VISTA – COLATINA

PROJETO CRÊ-SER

O Projeto CRÊ-SER está sendo desenvolvido no Bairro Bela Vista, em Colatina, na praça do bairro, e nas estruturas adjacentes do Cristo Redentor e do Centro de Acolhida da Criança e do Adolescente, com a participação de crianças e jovens (de 10 a 24 anos).

No projeto são desenvolvidas propostas de formação artística e cultural, valorizando o potencial criativo dos envolvidos, despertando processos que favoreçam o protagonismo, o autoconhecimento, a liderança e as formas de participação cidadã, por meio de oficinas de fanfarra, danças (zumba, axé e funk), música (canto e violão), capoeira e rodas de conversação com temas diversos. Ao final, será realizado um grande sarau, para apresentação dos trabalhos produzidos nas atividades desse projeto.

O principal objetivo do projeto é a formação artística e cultural do público envolvido, através da promoção das atividades mencionadas. O projeto acontece na praça da estátua do Cristo Redentor, objetivo este estratégico para promover a valorização do patrimônio cultural enquanto local de encontro e convivência comunitária, através de práticas que integrem os coabitantes, suprindo, assim, este clamor comunitário de que o bairro não possui um ponto de encontro para crianças e jovens se socializarem com boas práticas.

O Projeto CRÊ-SER vem para propor um novo modelo de comunidade, em que a vida seja o maior patrimônio, afirmando os valores mais sublimes da civilização: a dignidade, a solidariedade, a paz. Isto, como contraponto ao contexto real da comunidade, em que os jovens vivem em situação de vulnerabilidade social.

AÇÕES DE FORMAÇÃO

O projeto consiste na realização de cinco oficinas e de um festival com apresentação dos resultados assimilados durante as aulas, com 220 vagas disponíveis:

Fanfarra simples – Realizada a partir de instrumentos musicais, de percussão e de sopro (cornetas e cornetões lisos). Executa marchas e dobrados e é composta por 30 integrantes.

Danças – Oficinas de axé, funk e zumba; 30 participantes.

Música – Oficinas de voz e violão; 20 participantes.

Capoeira – A capoeira é importante para a cultura brasileira e igualmente para a integridade física e mental do praticante; 30 participantes.

Rodas de conversação – A Roda de Conversação é uma possibilidade metodológica para uma comunicação dinâmica e produtiva entre os interlocutores; 30 participantes.

Festival com apresentação das oficinas desenvolvidas no projeto – Será realizado no pátio do Cristo Redentor, momento em que os frutos do projeto serão apresentados ao público.

 

CRÊ-SER

Contatos:

Facebook - https://www.facebook.com/jefferson.gramelik

EQUIPE

Jefferson Carvalho Gramelik – Proponente e Coordenador

Olga Maria Lipaus Villaça – Vice-coordenadora

Joberson Lima da Silva – Tesoureiro

Ilson Alves Cardoso – Oficineiro

Antônio Carlos Alves Cardoso – Oficineiro

Sávio Luiz Ponciano de Rezende – Oficineiro

Daniel Mendes - Oficineiro

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard

VLibras