28/09/2016 09h30 - Atualizado em 29/12/2016 17h14

São Torquato recebe 60 vagas em cursos de empreendedorismo

Estão abertas as inscrições para os cursos de empreendedorismo do Comunidade Empreendedora, em São Torquato, Vila Velha. O projeto, realizado pelo Sebrae-ES, é direcionado para moradores dos bairros atendidos pelo Programa Ocupação Social, do Governo do Estado. São 60 vagas gratuitas, sendo 30 para o Crescendo e Empreendendo e mais 30 para o Virada da Comunidade.

As aulas serão realizadas na EEEFM Silvio Rocio, mesmo local para as inscrições, que podem ser feitas até o dia 03 de outubro. A escola fica na Rua Santa Terezinha, s/nº; e as aulas serão sempre à noite, entre 18 e 22 horas, com o curso Crescendo e Empreendendo acontecendo na terça (04), na quarta (05) e na quinta-feira (06), e o Virada da Comunidade entre os dias 17 e 21 de outubro.

Para os moradores de Feu Rosa, na Serra, as atividades do Sebrae começam nesta terça (27), com as aulas do Crescendo e Empreendendo acontecendo até quinta (29), na EEEFM Marinete de Souza Lira, e as atividades do Virada da Comunidade na próxima semana. Feu Rosa é o terceiro bairro a receber as atividades do Sebrae-ES, que já levou as atividades para Jardim Carapina, também na Serra; e Nova Rosa da Penha, em Cariacica.

“O Sebrae quer orientar os participantes sobre a importância de gerir bem os negócios e de enxergar melhor as oportunidades. Quando se há o interesse de ser dono do próprio negócio, é preciso entender o que é necessário ter e fazer para abrir a sua empresa ou se tornar um microempreendedor individual”, explicou o diretor de atendimento do Sebrae ES, Ruy Dias de Souza.

Atividades

Enquanto o Crescendo e Empreendendo apresenta ao jovem o que é empreender, motivando-o a pensar melhor as ideias de negócio e, assim, a pôr em prática o plano de ter uma empresa; o Virada da Comunidade oferece um reforço maior no planejamento de construir um projeto próprio, desenvolvendo a ideia de negócio com orientações profissionais. Após passar por uma série de palestras e oficinas, o participante tem a oportunidade de defender sua proposta de empresa a uma banca de jurados, no último dia do curso. A melhor ideia ganha uma vaga no curso Empretec, do Sebrae.

Essas ações foram planejadas pelo Sebrae-ES e pela Secretaria de Estado de Direitos Humanos (Sedh), com objetivo de levar conhecimento sobre negócios aos moradores de áreas mais vulneráveis, participantes do Programa Ocupação Social. O público principal é o jovem, de preferência o que já tenha interesse em abrir uma empresa ou que já começou a trabalhar com um negócio próprio.

Programa

O Ocupação Social está em 25 bairros de nove municípios do Estado, com ações em Vila Velha, Cariacica, Serra, Vitória, Cachoeiro de Itapemirim, Colatina, São Mateus, Linhares e Pinheiros. As áreas atendidas são as que concentram, historicamente, o maior número de homicídios, além de serem áreas de alta vulnerabilidade social.

Entre os objetivos do programa estão a redução da taxa de homicídios entre jovens de 15 a 24 anos, a diminuição da evasão escolar e a ampliação do percentual de jovens estudando e/ou trabalhando.

Informações à Imprensa

Assessoria de Comunicação
Secretaria de Estado de Direitos Humanos - Sedh
Suellen Barone / Maurílio Mendonça
Tel.: (27) 3636-1334 / (27) 3636-1344 / (27) 98807-0234 / (27) 98868-2118
E-mail: suellen.barone@sedh.es.gov.br / Maurilio.mendonca@sedh.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard

VLibras