02/10/2015 10h00 - Atualizado em 28/12/2016 17h17

Projetos do bairro São Torquato recebem kit esportivo da Sejus

Foto: Fred Loureiro

“Veio na hora certa”, resume Marcos Antônio, o Priminho, de 63 anos, ainda emocionado ao receber um dos kits de material esportivo doados pelas Secretarias de Estado da Justiça (Sejus) e de Ações Estratégicas (Seae), na manhã desta sexta-feira (02), em São Torquato, Vila Velha. Ao todo, foram doados 43 bolas de futebol e handebol, seis redes e 43 camisetas para dois projetos sociais e duas escolas públicas do bairro.

Morador há décadas de São Torquato, estando os últimos 11 anos como voluntário no projeto social de aulas de futsal, Priminho é referência no bairro quando o assunto é esporte. Veio dele a semente que ajudou a nascer a parceria entre as Secretarias de Estado da Justiça (Sejus) e de Ações Estratégicas (Seae), com a doação de kits de material esportivo para todos os bairros do Ocupação Social.

“Em uma das entrevistas que realizamos em São Torquato, Priminho nos confidenciou que precisava apenas de duas bolas de futebol para manter o projeto. Isso comoveu toda a equipe da Seae. Sabendo do trabalho já desenvolvido pela Sejus, com os internos do sistema prisional fabricando os kits esportivos, começamos a construir essa parceria para que não apenas o Priminho fosse beneficiado. Agora vamos trabalhar para que todos os projetos que precisam de bolas, redes e camisetas possam ser atendidos, assim como as escolas das redes públicas de ensino”, frisa o secretário de Estado Extraordinário de Ações Estratégicas, Evaldo Martinelli.

Doação

Maria Aparecida de Moraes, a Cida, de 43 anos, também recebeu a doação de bolas de handebol e camisetas para ajudar nas aulas que ela oferece para os moradores de São Torquato e bairros vizinhos. “Pode parecer pouco para alguns, mas para mim isso representa muito. Já são 30 anos de projetos sociais. Hoje, a parceria maior que eu tenho é com a Prefeitura de Vila Velha, que abre as portas da quadra poliesportiva da escola para os treinos. Agora, além de local para treinar, temos bolas e camisetas. O treino terá mais qualidade e eu ganhei mais tranquilidade. Não preciso sair pedindo coisas por aí. É um alívio”, afirma Cida.

A diretora Madalena de Assis Torres, responsável pela Escola Municipal de Educação Fundamental (UMEF) Juiz Jairo de Mattos Pereira, também recebeu o kit separado para atender as atividades esportivas do colégio. Assim como a diretora Eliana Pissinati Piffer, da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Silvio Roccio. “Nossos alunos vão adorar a surpresa”, disse Piffer.

Parceria

“Somente neste ano, 85 escolas, instituições filantrópicas e projetos sociais já receberam esses materiais, na Grande Vitória e no interior. Agora, vamos ampliar a área de doação e contemplar também as áreas atendidas pelo Ocupação Social. Além de promover a ressocialização e a profissionalização dos internos do sistema prisional, também estimulamos a prática de esportes e o lazer entre crianças e adolescentes dessas regiões”, diz o secretário de Estado da Justiça, Eugênio Coutinho Ricas.

Segundo o secretário de Estado Extraordinário de Ações Estratégicas, Evaldo Martinelli, essa parceria entre Seae e Sejus é o primeiro passo para o desenvolvimento e novas ações e projetos do Ocupação Social.

“A cada novo bairro visitado encontramos uma série de atividades sociais que já atendem à comunidade e que precisam de um suporte. Uma das soluções que encontramos de imediato foi a parceria com a Sejus para a doação de kits esportivos para esses projetos, incluindo as escolas públicas. Com o avanço do Ocupação Social a outros bairros, novos projetos serão identificados e mais kits entregues”, explica Martinelli.

Ocupação Social

A implantação do Ocupação Social começou no município de Vila Velha, no bairro de São Torquato, e, aos poucos, vai alcançar as cidades de Cariacica, Serra, Vitória, Cachoeiro de Itapemirim, Colatina, São Mateus e Linhares. São mais de 20 bairros atendidos, escolhidos por concentrar o maior número de homicídios nos últimos anos.

Parte do público beneficiado pelos projetos contemplados pelo programa está na faixa entre 15 e 24 anos, que representa mais de 40% dos homicídios do Estado, sendo apenas 9% da população total.

Os projetos vão atuar nas áreas de Educação; Renda e Empreendedorismo; Melhorias Urbanas; Cultura, Esporte e Tecnologia; além de Saúde, Justiça e Proteção Social.

O Ocupação Social tem como principais objetivos reduzir o índice de homicídios de jovens no Espírito Santo, aumentar a renda desse público e garantir oportunidades a quem mais precisa. As atividades são desenvolvidas pelo poder público em parceria com empresários, igrejas, instituições sociais e outras entidades representativas. Além disso, os moradores das comunidades são envolvidos durante todo o processo.

Doação em todo o ES

A distribuição de bolas, redes e camisetas produzidas por 100 detentos, de unidades de Viana e Vila Velha, ocorre desde junho de 2014. Até hoje, 85 escolas, instituições filantrópicas e projetos sociais foram beneficiados pela iniciativa, que já distribuiu 6 mil bolas de diversas modalidades, 600 redes, além de camisetas.

Os detentos que participam do projeto desenvolvem atividades de corte, estampa e costura de bolas, além de confecção de redes. Além de serem remunerados, eles recebem o benefício de remição da pena. A cada três dias trabalhados, um dia da pena a ser cumprida pelo detento é reduzido.

Secretaria de Estado de Direitos Humanos - Sedh
Suellen Barone / Maurílio Mendonça