02/04/2015 14h15 - Atualizado em 28/12/2016 14h16

Municípios do interior receberão o Ocupação Social

Foto: Thiago Guimarães

Os jovens das regiões com maior vulnerabilidade nos municípios de Colatina, Fundão, Baixo Guandu e Aracruz, que vivem áreas com alto índice de criminalidade, receberão atenção especial do Ocupação Social, por meio de projetos e ações de interesse social, focados na prevenção e na garantia de oportunidades. “Precisamos reduzir o número de homicídios entre os jovens”, frisou o secretário de Estado de Ações Estratégicas, Evaldo Martinelli, durante apresentação na Reunião de Avaliação de Indicadores em Segurança Pública, realizada na tarde desta quarta-feira (01), em Colatina.

“Hoje, os jovens de 15 a 24 anos, homens, representam 9% da população do Estado e, infelizmente, 40% dos homicídios. Em geral, esses jovens estão fora da escola e sem trabalho, o que aumenta os riscos de torná-lo a principal vítima da violência. Precisamos frear esses homicídios, reduzir o número de jovens mortos, e o Ocupação Social quer permitir e oferecer oportunidades para que eles possam seguir um outro caminho, seja por meio do esporte e da cultura, seja por meio do trabalho ou do empreendedorismo”, disse Martinelli.

Durante sua fala, o secretário destacou a importância de que esses jovens sejam priorizados pelo Estado, pelas prefeituras e por todos os atores da sociedade civil que quiserem contribuir para mudar essa situação, lembrando a todos que o Ocupação Social está em desenvolvimento e que a participação das prefeituras é fundamental, assim como o envolvimento das demais instituições públicas, privadas e religiosas, do Estado.

"O que nós queremos é um baita desafio. Queremos vencer os indicadores de violência e estabelecer a cultura da paz, para que as pessoas possam andar com tranquilidade. Hoje, 60% do nosso desafio está ligado às drogas, e vencê-lo é uma questão de sociedade. O que estamos tentando é juntar o trabalho de nossas polícias com as outras instituições públicas, organizando o nosso governo. E precisamos do poder local, da instituição privada, da sociedade como um todo. Queremos fazer algo que interfira positivamente na vida dos capixabas, e, para isso, precisamos transformar esse bom encontro em ações que minorem o problema da violência, no Estado. Vou pedir a todos para arregaçar as mangas juntos conosco, porque a gente pode mudar essa realidade", disse o governador Paulo Hartung.

Além do governador e de seu vice, César Colnago, estiveram presentes os prefeitos de Colatina, Leonardo Deptulski, de Baixo Guandu, Neto Barros, e de Governador Lindemberg, Paulo Coradini; junto com os deputados estaduais Da Vitória, Padre Onório, Raquel Lessa e Eliana Dadalto; os secretários de Estado de Cultura, João Gualberto, de Comunicação, Andréia Lopes, e de Ciência, Tecnologia, Inovação, Educação Profissional e Trabalho, Guerino Balestrassi; o comandante da Polícia Militar, coronel Marco Antônio; a chefe da Polícia Civil, Gracimeri Gaviorno; o comandante do Corpo de Bombeiros Militar, coronel Marcelo D'Isep; além de delegados de polícia civil e comandantes de companhias e batalhões da Polícia Militar.

O secretário de Estado da Segurança Pública e Defesa Social, André Garcia, apresentou os indicadores criminais da região e destacou o trabalho integrado das polícias no combate ao crime e na redução das estatísticas de homicídios: "Desde 2009 estamos reduzindo os registros de mortes violentas. As Polícias Civil e Militar tem atuado conjuntamente para atender melhor a população e reduzir as ocorrências de crimes contra à vida e contra o patrimônio. Nosso trabalho é encerrar 2015 com um panorama melhor que o visto em 2014", finalizou.

Coordenador da área social do Governo, o vice-governador destacou que a questão social é uma prioridade da atual gestão.

“A Política Social do Governo tem como principal ideia-força  a implantação de políticas que irão promover a qualidade de vida e oportunidades para moradores dessas comunidades e, consequentemente, reduzir os índices de violência nessas regiões”, afirmou.

Todos as ações que serão implantadas nas comunidades serão discutidas e planejadas com os moradores, segundo o vice-governador.

“O foco principal dessa política é o diálogo com as comunidades. A partir dessa interação, vamos estabelecer políticas sociais para as áreas com maior vulnerabilidade social”, informou César Colnago.

O trabalho será integrado com secretarias e outros órgãos de governo, prefeituras, conselhos, instituições e entidades parceiras.

A Reunião de Avaliação de Indicadores em Segurança Pública aconteceu no auditório Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Conde de Linhares, em Colatina, entre 14 e 17 horas. Aproximadamente 200 pessoas participaram da atividade, incluindo lideranças da sociedade civil local, entre eles, Dom Vladmir. "Esperamos, como Igreja e como comunidade, poder contribuir com o projeto grandioso que o Estado vem construindo. Nossa população é sensível aos projetos sociais e está disposta a ajudar. Temos que unir a família", disse o bispo da Arquidiocese de Colatina.

"Este é um momento ímpar a nossa população. Estou emocionado porque acho que o Governo está no caminho certo. O Governo está aberto para mudança e ela é para ser feita aqui, com a comunidade. Eu me coloco a disposição. Quando defendemos os direitos humanos, nós defendemos saúde, educação, cultura, trabalho, renda... E é isso que nós buscamos", disse Marcos Firmino, presidente dos Conselhos Municipais de Juventude e de Direitos Humanos de Colatina.

Antes de encerrar a reunião, o governador ouviu todos os comandantes e delegados dos municípios de Colatina e região vizinha, assim como os representantes da sociedade civil.

Secretaria de Estado de Direitos Humanos - Sedh
Suellen Barone / Maurílio Mendonça