12/09/2016 09h35 - Atualizado em 29/12/2016 17h02

Jovens melhoram renda com ajuda dos cursos do Ocupação Social

Três coincidências unem Andresa Carvalho, Carlos Neto, Rayner Gomes, Matheus Assunção e Cleiton de Castro: são jovens, com idade entre 18 e 22 anos; alunos do curso de padeiro que o Senai-ES está oferecendo em São Torquato, Vila Velha, dentro do Programa Ocupação Social; e já começaram a trabalhar na área.

Em pouco mais de um mês de curso eles já fazem na prática o que aprendem em sala de aula. “Eu fui até a padaria do meu bairro e perguntei se tinha alguma vaga para eu aprender. Sugeri trabalhar de graça mesmo, para ganhar experiência. A chefe topou e hoje eu recebo por cada sábado que trabalho. É pouco, mas é muito bom”, comemora Cleiton de Castro, 22 anos, o primeiro a conseguir emprego na área.

Depois dele veio a Andresa Carvalho, também com 22 anos, que preferiu investir na nova profissão dentro de casa. Ela tomou conta da cozinha e faz bolos e biscoitos para vender. “Primeiro fiz um pão doce, que a família adorou. Aí comecei a cozinhar por encomenda. Hoje vendo até biscoito na creche do meu filho”, ressaltou a jovem. E ela já faz planos para ampliar os negócios: “Busco por parcerias no bairro. Talvez vender em lanchonetes, nas lojas e nos salões de beleza. Todo mundo gosta de biscoito caseiro”, revela.

Equipe

Os dois acabaram se tornando referência para os colegas de turma, que aos poucos começaram a se mexer e a também buscar por emprego na área. Foi organizando os horários de trabalho com os dias de aula que Carlos Neto e Matheus Assunção, os dois com 20 anos, e Rayner Gomes, de 18, conseguiram um estágio.

Os três se revezam no cargo que foi ofertado por uma empresa de panificação de Vila Velha. “A empresa tinha uma vaga e nós somos três. Para ganhar experiência e não perder muitas aulas, sugerimos um revezamento, cada um trabalha um dia”, explica Carlos.

Durante o curso de padeiro eles se conheceram. Agora, além de colegas de turma, trabalham na mesma empresa e no mesmo cargo. “Quando vimos que a gente podia se revezar na função achamos que seria o mais justo para todos”, salientou Rayner.

O curso de padeiro é um dos que são oferecidos pelo Senai-ES em cinco bairros do Programa Ocupação Social. Até o momento, mais de 500 vagas foram abertas em cursos que vão de Instalador Hidráulico, Eletricista e Pintor de Obras, até Mecânico de Motocicletas, Almoxarife e Auxiliar de Logística.

Atualmente o Senai-ES atende a 18 turmas de qualificação profissional, com cursos que têm duração de 160 e 300 horas/aula, disponíveis em horários da manhã, da tarde e da noite. E a previsão é de mais quatro turmas iniciarem as atividades no próximo dia 20, no bairro Feu Rosa, na Serra.

Oportunidades

O Programa Ocupação Social tem como principal objetivo reduzir os índices de homicídios entre os jovens, principais vítimas de crimes contra a vida. Historicamente, os jovens com idade entre 15 e 24 anos representam 40% do total de vítimas de homicídios.

Para mudar essa realidade, o Ocupação Social busca levar oportunidades aos jovens moradores das áreas mais vulneráveis do Estado, que concentram um número maior de crimes contra a vida. Foram mapeados 25 bairros do Espírito Santo, 17 na Grande Vitória e 08 no interior. Essas regiões vão receber projetos e ações voltadas ao desenvolvimento social, econômico e cultural.

Informações à Imprensa

Assessoria de Comunicação
Secretaria de Estado de Direitos Humanos - Sedh
Suellen Barone / Maurílio Mendonça
Tel.: (27) 3636-1334 / (27) 3636-1344 / (27) 98807-0234 / (27) 98868-2118
E-mail: suellen.barone@sedh.es.gov.br / Maurilio.mendonca@sedh.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard

VLibras