13/11/2015 10h00 - Atualizado em 29/12/2016 14h00

Jovens do Ocupação Social vão receber orientação de coaching

“Os jovens sabem mais que imaginam”, afirmou Antônio Brito Filho, coach executivo e diretor da Escola Brasileira de Coaching (Ebracoaching), durante sua fala em evento realizado na noite dessa quinta-feira (12). Segundo Brito, é preciso ajudar esse jovem a entender melhor o seu futuro. “Temos que ajudá-lo a enxergar que a possibilidade pode virar realidade”, enfatizou o diretor, enquanto apresentava o Projeto JovemSer, voltado para os jovens moradores de bairros do Ocupação Social.

A proposta da Ebracoaching é de oferecer, com o apoio de voluntários, um acompanhamento individualizado e especializado de cada jovem que se interessar em participar do projeto. “Queremos levar essas pessoas à ação, saindo de onde estão e caminhando em direção para onde elas já sonham chegar”, concluiu Antônio Brito Filho.

O primeiro bairro a receber o JovemSer será São Torquato, em Vila Velha. A intenção é que jovens de outras regiões também tenham essa oportunidade. “Cada novo projeto apresentado para o Ocupação Social mostra que estamos sensibilizando a sociedade e mostrando que todos nós podemos colaborar para mudar a realidade desses jovens que vivem em bairros expostos a altos índices de vulnerabilidade e com poucas oportunidades”, disse o secretário de Estado Extraordinário de Ações Estratégicas, Evaldo Martinelli.

Projeto

A escola reuniu entre os profissionais de coaching que eles conhecem um número de voluntários interessados em colaborar com o JovemSer. São eles quem vão ajudar os jovens a traçar uma estratégia de vida. “Pensar nos sonhos e visualizar de que forma é possível torna-los reais”, resumiu Antônio Brito.

Um convênio foi assinado nesta quinta (12), Dia Estadual do Coaching, entre os representantes da Escola Brasileira de Coaching e o Movimento Espírito Santo em Ação, durante cerimônia realizada na sede da Ebracoaching, firmando parceria para a realização do JovemSer.

“Este projeto mostra ao jovem que ele pode ser o protagonista de sua mudança, acreditando nele mesmo e ajudando-o a construir o caminho que vai percorrer. É contribuir com as perspectivas de futuro”, disse o presidente do ES em Ação, Wagner Chieppe.

Ocupação Social

A implantação do Ocupação Social começou no município de Vila Velha, no bairro de São Torquato, e, aos poucos, vai alcançar as cidades de Cariacica, Serra, Vitória, Cachoeiro de Itapemirim, Colatina, São Mateus e Linhares. São mais de 20 bairros atendidos, escolhidos por concentrar o maior número de homicídios nos últimos anos.

Parte do público beneficiado pelos projetos contemplados pelo programa está na faixa entre 15 e 24 anos, que representa mais de 40% dos homicídios do Estado, sendo apenas 9% da população total.

Os projetos vão atuar nas áreas de Educação; Renda e Empreendedorismo; Melhorias Urbanas; Cultura, Esporte e Tecnologia; além de Saúde, Justiça e Proteção Social.

O Ocupação Social tem como principais objetivos reduzir o índice de homicídios de jovens no Espírito Santo, aumentar a renda desse público e garantir oportunidades a quem mais precisa, além de reduzir o abandono escolar.

As atividades são desenvolvidas pelo poder público em parceria com empresários, igrejas, instituições sociais e outras entidades representativas. Além disso, os moradores das comunidades são envolvidos durante todo o processo.

Informações à Imprensa

Assessoria de Comunicação
Secretaria de Estado de Direitos Humanos - Sedh
Suellen Barone / Maurílio Mendonça
Tel.: (27) 3636-1334 / (27) 3636-1344 / (27) 98807-0234 / (27) 98868-2118
E-mail: suellen.barone@sedh.es.gov.br / Maurilio.mendonca@sedh.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard

VLibras