03/09/2015 10h00 - Atualizado em 28/12/2016 16h37

Iases realiza pesquisa com adolescentes do sistema socioeducativo

O Iases fará uma pesquisa com os adolescentes do sistema socioeducativo nas próximas semanas. Servidores voluntários passaram por uma capacitação e um pré-teste nesta semana, oferecidos pelo Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN) e pela Secretaria de Estado Extraordinária de Ações Estratégicas (Seae).

A pesquisa será realizada por meio de um questionário que será aplicado aos adolescentes das unidades de internação provisória do Instituto, e tem como objetivo entender e aprimorar a atuação na prevenção desses jovens e, ainda, e de que forma o Ocupação Social poderá contribuir para prevenção e reintegração deles.

Um dos métodos usados para a implantação do Ocupação Social é saber o que as comunidades mais carentes socialmente e, consequentemente, mais indefesas à violência, querem e gostariam de ter em seus bairros, entre serviços públicos e projetos sociais, voltados especialmente para atender aos jovens, que é o perfil mais vulnerável entre todos.

Com os resultados em mãos, o Ocupação Social poderá saber melhor o que poderá ser ofertado a esses adolescentes quando eles saírem do sistema socioeducativo, assim como o Iases saberá melhor quem é esse adolescente socioeducando e, consequentemente, de que forma poderá colaborar na sua reintegração.

"Buscar conhecer melhor com quem nós trabalhamos nos ajuda a construir uma ação mais eficaz. Hoje, o Iases recebe centenas de jovens ingressos ao sistema socioeducativo. Precisamos ouvi-los e saber deles o que querem. Se conseguirmos descobrir métodos e formas de colaborar com esses adolescentes para que não retornem ao sistema já estaremos contribuindo para que novas oportunidades sejam apresentadas a esses meninos", disse o secretário de Estado Extraordinário de Ações Estratégicas, Evaldo Martinelli.

Para a diretora-presidente do Iases, Ana Maria Petronetto Serpa, “A pesquisa focaliza em um grupo específico de adolescentes, os da internação provisória, lançando luz sobre o perfil deles, coletando dados familiares, sobre o território de moradia, grau de escolaridade, além de outros, o que vai permitir aperfeiçoar as políticas públicas e o acesso a elas e prevenir a prática do ato infracional”, afirmou.

“Oferecer suporte metodológico a um projeto importante como esse é gratificante para os técnicos do IJSN. Ajudar a compreender melhor a realidade desse grupo que vive em situação de vulnerabilidade social poderá contribuir na melhoria do atendimento a esses próprios adolescentes, assim como, subsidiar estratégias de prevenção aos atos infracionais”, disse Thiago Guadalupe, especialista em Estudos e Pesquisas Governamentais da Coordenação de Estudos Sociais do IJSN.

Parceria entre as Instituições

Com objetivo de realizar esta pesquisa, o Instituto se juntou à Seae para elaborar uma prévia do questionário e fazer com o que os dados coletados pudessem colaborar tanto com o Iases quanto com a Seae, para o projeto Ocupação Social.

“O papel do Instituto é oferecer informações de valor estratégico, que auxiliem os gestores de Estado na condução das políticas públicas. Nesse trabalho, realizado em parceria com a Seae e o Iases, estamos contribuindo com a parte metodológica de aplicação da pesquisa e com a análise dos dados. Esperamos que esse trabalho possa contribuir para ações mais assertivas com esses jovens", afirmou a diretora-presidente do IJSN, Andrezza Rosalém.

Na próxima semana deve ser definida a data de início de aplicação dos questionários, assim como prazos e novas etapas.

Informações à Imprensa

Assessoria de Comunicação
Secretaria de Estado de Direitos Humanos - Sedh
Suellen Barone / Maurílio Mendonça
Tel.: (27) 3636-1334 / (27) 3636-1344 / (27) 98807-0234 / (27) 98868-2118
E-mail: suellen.barone@sedh.es.gov.br / Maurilio.mendonca@sedh.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard

VLibras