18/11/2016 11h15 - Atualizado em 29/12/2016 17h31

Governo faz reuniões em Linhares para avaliar Ocupação Social

O secretário de Estado de Direitos Humanos, Julio Pompeu, esteve em Linhares nesta quinta-feira (17) para conversar com a atual administração municipal, com a equipe de transição do prefeito eleito Guerino Zanon, com representantes do Sebrae, do Senai, do Sesi, do Senac e da Findes, e com as lideranças das comunidades de Aviso e Interlagos, bairros atendidos pelo Programa Ocupação Social. Durante as reuniões foram avaliadas as ações desenvolvidas no segundo semestre de 2016 e organizar as ações para o próximo ano.

O Ocupação Social tem como principal objetivo oferecer oportunidades aos jovens moradores das áreas mais vulneráveis do Estado, que concentram historicamente o maior número de homicídios. Ao todo, 25 bairros de nove municípios capixabas fazem parte do programa.

Agenda

Durante as atividades, Julio Pompeu apresentou as ações já desenvolvidas nas comunidades, como os cursos de empreendedorismo realizados pelo Sebrae, e as que estão em andamento, em parceria com o Senai e o Sesi, que abriram 90 vagas em cursos de qualificação profissional.

O secretário ainda apresentou o Edital de Projetos de Cultura e Arte, realizado junto com a Secretaria de Estado da Cultura (Secult), e que prevê R$ 1 milhão para 25 projetos de formação artística e cultural nas comunidades, sendo selecionado um por bairro.

Próximos passos

A partir do resultado final da pesquisa de campo, desenvolvida em parceria com o Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN) e a Fundação de Amparo à Pesquisa do Espírito Santo (Fapes), que ouviu mais de 6 mil crianças, adolescentes e jovens moradores das 25 áreas atendidas pelo Ocupação Social, será possível apresentar uma série de ações que atendam às principais demandas do público.

Os principais focos do projeto são melhorar a escolaridade, aumentar a renda e diminuir a violência envolvendo esses jovens. “Nós entrevistamos pouco mais de 6 mil jovens que estão fora da escola e fora do mercado de trabalho. Imagina a dificuldade para encontrá-los, de chegar até eles e de descobrir o que esse jovem sente e o que ele quer, para que nós possamos desenhar ações que de mudança da realidade em que ele vive”, destacou Pompeu.

Para que as atividades alcancem tais objetivos, também foi necessário ouvir os parceiros que colaboraram diretamente com a execução das primeiras ações d o programa. “Nós queremos corrigir falhas e intensificar as atividades. Agora com 100% dos dados prontos é possível saber o que dá resultado”, disse o secretário.

A previsão é de que aconteçam reuniões também nos demais municípios atendidos pelo programa: Colatina, Cachoeiro de Itapemirim, São Mateus e Pinheiros, no interior, mais Vitória, Vila Velha, Serra e Cariacica, na Grande Vitória.