31/05/2015 11h00 - Atualizado em 28/12/2016 16h09

Evento debate uso de dados raciais em Segurança Pública

Foto: Romero Mendonça

Acontece, nesta segunda-feira (1º), o Workshop de Aperfeiçoamento de Coleta de Dados Raciais na Segurança Pública, com o objetivo de dialogar sobre a importância de mapear informações étnico-raciais entre as estatísticas de violência. O evento será realizado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), com apoio do Governo do Espírito Santo, para aproximadamente 50 técnicos e especialistas convidados.

“O Governo está aberto ao diálogo e ao aprendizado. Sabemos que hoje, 40% das vítimas de homicídios no Espírito Santo são jovens, de 15 a 24 anos, e em grande maioria negros. E quanto mais dados de qualidade técnica conseguirmos levantar, melhor será nosso trabalho para a prevenção”, alerta o secretário de Estado Extraordinário de Ações Estratégicas, Evaldo Martinelli.

O principal objetivo do workshop é pensar em ferramentas para o aperfeiçoamento da coleta e análise destes dados, tanto no Espírito Santo quanto em Minas Gerais, com evento marcado para o próximo dia 08 de junho. Esses dois Estados foram escolhidos pelo BID para serem incluídos no Mapeamento de Dados com Recorte Étnico-racial nas Estatísticas de Segurança Pública no Brasil: Melhorando a Qualidade das Estatísticas sobre Raça e Etnicidade para a Segurança Cidadã. Colômbia e Trinidad e Tobago também fazem parte da pesquisa.

“Esse mapeamento vai nos ajudar a melhorar a qualidade das estatísticas sobre raça e etnicidade para a segurança cidadã, principal objetivo do BID”, explica a consultora Ana Maura Tomesani, responsável pelo estudo. Dada a importância de melhorar a qualidade dos dados raciais e étnicos na região da América Latina e do Caribe, o BID pretende divulgar os resultados desta iniciativa regional em meados de 2016.

Após os levantamentos de todos os dados, com ajuda do Governo Federal e dos dois Estados, será elaborado pela consultora Ana Maura e pelos órgãos públicos do Espírito Santo e de Minas Gerais um projeto piloto para o desenvolvimento de novas ferramentas para o aperfeiçoamento das estatísticas de segurança com recorte étnico-racial. “O workshop será o primeiro contato para que a parceria seja iniciada”, explica Tomesani.

O evento é dividido em duas partes. Pela manhã, será composta por cinco palestras, a primeira de Daniel Cerqueira, diretor de Estudos e Políticas do Estado, das Instituições e da Democracia (Diest), dentro do Instituto de Pesquisas Econômicas Aplicadas (IPEA). Ainda pela manhã, a professora de sociologia da UFSC, Jacqueline Sinhoretto; o representante do BID no Brasil, Dino Caprirolo; a coordenadora de Gestão do Conhecimento do Instituto Sou da Paz, Stephanie Morin; e o coordenador do Fórum Estadual de Juventude Negra (Fejunes), Lula Rocha, também farão palestras.

Durante o período da tarde, o público presente será dividido em quatro grupos, com o objetivo de promover o diálogo sobre os dados de segurança no Estado, especialmente nas estatísticas com recorte étnico-racial.

Entre os convidados para o Workshop estão gestores públicos do Estado e de municípios da Grande Vitória, técnicos de vários órgãos relacionados à segurança pública, justiça e direitos humanos. Todo o evento vai acontecer no Palácio da Fonte Grande, Centro de Vitória.

Serviço:

Workshop de Aperfeiçoamento de Coleta de Dados Raciais na Segurança Pública – Bons Dados, Boas Políticas: Quesito Raça/Cor e a Questão Étnico-Racial nas Políticas de Segurança Pública.

Data: Segunda-feira (1º).
Horário: 9 horas.
Local: Palácio da Fonte Grande. Rua Sete de Setembro, Centro de Vitória – ES.

Informações à Imprensa

Assessoria de Comunicação
Secretaria de Estado de Direitos Humanos - Sedh
Suellen Barone / Maurílio Mendonça
Tel.: (27) 3636-1334 / (27) 3636-1344 / (27) 98807-0234 / (27) 98868-2118
E-mail: suellen.barone@sedh.es.gov.br / Maurilio.mendonca@sedh.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard

VLibras