20/01/2016 10h00 - Atualizado em 29/12/2016 14h15

5 mil vagas em cursos de qualificação dentro do Ocupação Social

Foto: Romero Mendonça

Serão abertas 5 mil vagas, entre 2016 e 2018, em cursos de qualificação profissional para atender a demanda de jovens moradores dos 25 bairros do Projeto Estruturante Ocupação Social, com idade entre 16 e 24 anos. A previsão é de começar, este ano, com 1 mil vagas. Os primeiros bairros serão informados a partir de fevereiro.

“Uma prévia da pesquisa que estamos realizando com os jovens que moram nos bairros do Ocupação Social e estão fora da escola nos apontou que 79% deles querem fazer algum curso de qualificação. Outros 76% querem empreender, abrir um negócio próprio; enquanto 89% desejam voltar a estudar”, aponta o secretário de Estado Extraordinário de Ações Estratégicas, Evaldo Martinelli, referindo-se a pesquisa organizada com ajuda do Instituto Jones dos Santos Neves, da Fundação de Amparo à Pesquisa do Espírito Santo (Fapes) e da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti).

O secretário Evaldo Martinelli complementa sobre a importância dessa pesquisa com os jovens. “Esses dados fortalecem a necessidade de oferecermos o que esses jovens querem. São eles que estão apontando quais as ações e os projetos que serão levados para esses bairros, fundamentais para que a gente consiga alcançar nossos resultados, em especial o aumento do número de jovens estudando e trabalhando”, explica Martinelli.

Reunião

Os cursos foram apresentados ao governador do Espírito Santo, Paulo Hartung, nesta terça-feira (19), pelo diretor regional do Senai-ES, Luis Carlos Vieira. "Este ano de 2016 será o ano da oportunidade para essa população moradora de áreas de maior risco social. Cabe a nós, Governo e Sociedade Civil, nos mobilizarmos a favor dessa população", defendeu o governador Paulo Hartung.

Cursos

O Senai-ES tem à disposição 23 cursos gratuitos, de até 400 horas de duração, em cinco áreas: Construção Civil, Alimentos e Bebidas, Gestão, Automotiva e Tecnologia da Informação. São cursos como confeiteiro industrial, padeiro, almoxarife, auxiliar de logística e carpinteiro de obras, entre outros.

"Nós estamos prontos para iniciar o programa assim que possível. Queremos colaborar e temos como ofertar um número variado de cursos gratuitos para atender a demanda dessa população mais jovem e vulnerável".

Os cursos serão oferecidos em 25 bairros de nove municípios, na Grande Vitória e no interior. As vagas serão abertas no decorrer do ano, voltadas para atender a demanda de jovens com idade entre 16 e 24 anos.

Ocupação Social

O Projeto Estruturante Ocupação Social tem como objetivo principal a redução da taxa de homicídios de jovens com idade entre 15 e 24 anos. O Governo ainda pretende alcançar a redução do abandono escolar e o aumento no percentual de jovens estudando e/ou trabalhando.

A atuação da Secretaria de Estado Extraordinária de Ações Estratégicas (Seae) se dará, principalmente, na mobilização entre poderes públicos e sociedade civil, articulando ações, projetos e programas que alcancem os moradores dos 25 bairros dos nove municípios incluídos no projeto. Essas áreas foram escolhidas por concentrar, historicamente, o maior número de homicídios.

Fase atual

O Ocupação Social está desenvolvendo pesquisas de campo em 12 bairros, com previsão de iniciar os estudos em mais 13 bairros até fevereiro de 2016. Os dados do diagnóstico territorial incluem o mapeamento dos logradouros dos bairros, georreferenciando o que não for residência (comércio, equipamentos públicos, áreas de lazer, igrejas, projetos sociais, etc); e uma pesquisa com jovens moradores que estão fora da escola.

O estudo será concluído até junho de 2016, e os dados serão fundamentais para auxiliar na elaboração das atividades que serão desenvolvidas no Ocupação Social.

Bairros

Dos 25 bairros do Ocupação, 17 estão na Grande Vitória. São sete bairros na Serra: Feu Rosa, Vila Nova de Colares, Jardim Carapina, Novo Horizonte, Planalto Serrano, Bairro das Laranjeiras e Central Carapina; cinco em Vila Velha: Barramares, Ulisses Guimarães, Boa Vista, São Torquato e Santa Rita; mais quatro bairros em Cariacica: Nova Rosa da Penha, Nova Esperança, Flexal II e Castelo Branco; e Nova Palestina, em Vitória.

Outros cinco municípios, todos do interior do Estado, concentram os oito bairros restantes: bairro Zumbi, em Cachoeiro de Itapemirim; Bela Vista e Ayrton Senna, em Colatina; Vila Nova e Bom Sucesso, em São Mateus; e os bairros de Aviso e Interlagos, em Linhares. Ainda será definida qual região será abrangida no município de Pinheiros.

Secretaria de Estado de Direitos Humanos - Sedh
Suellen Barone / Maurílio Mendonça