20/10/2016 13h40 - Atualizado em 29/12/2016 17h23

Barramares recebe 90 vagas em cursos de empreendedorismo

Inscrições abertas para os cursos gratuitos de empreendedorismo do Comunidade Empreendedora, em Barramares, Vila Velha. O projeto, realizado pelo Sebrae-ES, é direcionado preferencialmente para moradores dos bairros atendidos pelo Programa Ocupação Social, do Governo do Estado.

São 90 vagas disponíveis, com 30 vagas para cada curso. As inscrições para o Crescendo e Empreendendo vão até terça-feira (25), e para o Virada da Comunidade e o Beleza Total vão, respectivamente, até os dias 07 e 21 de novembro.

Os cursos vão acontecer na Primeira Igreja Batista de Barramares, e as inscrições serão realizadas na Academia Força Bruta, que fica em frente à igreja, na Avenida Amaral Peixoto.

As aulas serão sempre à noite, entre 18 e 22 horas, para o curso Crescendo e Empreendendo, que vai acontecer na terça (25), na quarta (26) e na quinta-feira (27); e para o Virada da Comunidade, previsto para acontecer entre os dias 07 e 11 de novembro. Já o Beleza Total será realizado em duas segundas-feiras, nos dias 21 e 28 de novembro, durante a manhã.

Atividades

Enquanto o Crescendo e Empreendendo apresenta ao jovem o que é empreender, motivando-o a pensar melhor as ideias de negócio e, assim, a pôr em prática o plano de ter uma empresa; o Virada da Comunidade oferece um reforço maior no planejamento de construir um projeto próprio, desenvolvendo a ideia de negócio com orientações profissionais.

Após passar por uma série de palestras e oficinas, no Virada da Comunidade, o participante ainda tem a oportunidade de defender sua proposta de empresa a uma banca de jurados, no último dia do curso. A melhor ideia ganha uma vaga no curso Empretec, do Sebrae.

No Beleza Total, as ações acontecem em duas segundas-feiras seguidas, em parceria com o Senac, com oficinas de curta duração para atender a demanda de profissionais da área de beleza. Nos dois dias, os participantes recebem orientações profissionais na área do empreendedorismo e, ainda, uma rápida capacitação na área estética.

Programa

Essas ações foram planejadas pelo Sebrae-ES e pela Secretaria de Estado de Direitos Humanos (SEDH), com objetivo de levar conhecimento sobre negócios aos moradores de áreas mais vulneráveis, participantes do Programa Ocupação Social. O público principal é o jovem, de preferência o que já tenha interesse em abrir uma empresa ou que já começou a trabalhar com um negócio próprio.

O Ocupação Social está em 25 bairros de nove municípios do Estado, com ações em Vila Velha, Cariacica, Serra, Vitória, Cachoeiro de Itapemirim, Colatina, São Mateus, Pinheiros e Linhares. As áreas atendidas são as que concentram, historicamente, o maior número de homicídios, além de serem áreas de alta vulnerabilidade social.

Entre os objetivos do programa estão a redução da taxa de homicídios entre jovens de 15 a 24 anos, a diminuição da evasão escolar e a ampliação do percentual de jovens estudando e/ou trabalhando.

“Atuar com ações que motivem esses jovens a serem donos dos seus próprios negócios fortalece os objetivos do Ocupação Social em tornar a juventude agente de mudança da própria vida e da sua comunidade”, salientou o secretário de Estado de Direitos Humanos, Júlio Pompeu.

Informações à Imprensa

Assessoria de Comunicação
Secretaria de Estado de Direitos Humanos - Sedh
Suellen Barone / Maurílio Mendonça
Tel.: (27) 3636-1334 / (27) 3636-1344 / (27) 98807-0234 / (27) 98868-2118
E-mail: suellen.barone@sedh.es.gov.br / Maurilio.mendonca@sedh.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard

VLibras