Zumbi - Folia de Reis Estrela do Mar

ZUMBI – CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM

FOLIA DE REIS ESTRELA DO MAR

Ao longo dos seus mais de 60 anos de existência, a Folia de Reis “Estrela do Mar” tem sido, no Bairro Zumbi e no próprio município de Cachoeiro de Itapemirim, um sinal de resistência cultural e artística. Tendo como uma das suas maiores referências o Mestre João Inácio, um dos mais importantes mestres do Espírito Santo, o grupo vem preservando e transmitindo os ensinamentos, cantorias, poemas, versos e danças da arte da folia às novas gerações. Sendo uma instituição importante da cultura popular tradicional, consolida-se como um espaço de resgate da memória e da tradição identitária.

O grupo conta hoje com mais de 60 (sessenta) integrantes, além de crianças e jovens aprendizes da arte do folguedo. As crianças e jovens que participam da folia têm a oportunidade de aprender toda a arte e tradição cultural de acordo com suas aptidões, além da disciplina e das orientações necessárias para serem cidadãos responsáveis e conscientes de seu papel na sociedade, fomentando, assim, nas novas gerações o desejo de continuidade cultural e de formações de novos foliões.

Com o desenvolvimento do projeto contemplado no Edital de Cultura e Arte do Programa Ocupação Social, a Folia de Reis “Estrela do Mar” pretende ampliar a oferta de vagas; oportunizar e estimular os jovens de 10 a 24 anos, que estão fora da escola, a buscar através dessa arte e cultura sua autonomia, e resgatar sua identidade e a desenvolverem-se plenamente, enquanto cidadãos de direitos e deveres. Com isso, pretende gerar na comunidade um movimento cultural capaz de quebrar algumas estruturas e estereótipos que marcam negativamente os jovens do Bairro Zumbi.

O projeto pretende oferecer aos jovens que hoje não têm perspectiva e que estão à margem da sociedade, uma oportunidade de mudança e de desenvolvimento, além de valorizar as pessoas responsáveis por este projeto, que vêm mantendo viva a cultura da folia ao longo dos anos.

AÇÕES DE FORMAÇÃO

A ações são voltadas para o resgate e preservação da cultura popular, através das seguintes oficinas: música, dança, poesia, construção textual, produção audiovisual, além da formação humana.

O projeto prevê ainda um seminário sobre diversidade cultural e um workshop avaliativo das oficinas, no qual os jovens terão a oportunidade de mostrar o desenvolvimento das atividades. Todas as etapas de formação serão ministradas pelos integrantes do grupo da Folia de Reis “Estrela do Mar” e por profissionais especializados nas respectivas áreas.

Para conclusão do projeto, será realizado um festival de cultura popular e exposição dos trabalhos realizados, com a entrega de um portfólio para a comunidade local e órgãos públicos ligados à cultura, produzido pelos jovens durante as aulas e oficinas.

O objetivo é contemplar 1.220 jovens, incluindo as oficinas, palestras, seminário, workshop e apresentações culturais.

EQUIPE

Rogério Vieira Machado - Mestre da folia, instrutor ritmista e cantoria

Pablo Araújo Batista - Produção textual (poesia e narrativo)

Josias Moreira - Oficina de acordeão e viola