Projeto Labor@rte
Unir o talento da juventude com as possibilidades da Economia Criativa. Este é o conceito do Projeto Labor@rte, uma ação do Ocupação Social, realizado pela Secretaria de Estado da Cultura (Secult), em parceria com a Secretaria de Direitos Humanos e os Institutos Jones dos Santos Neves, Ideias, Apes social e Insper.
O objetivo do programa é contribuir para o desenvolvimento do talento empreendedor dos jovens de 15 a 29 anos, por meio de uma série de cursos e atividades nos campos da arte e da cultura, e criar oportunidades de geração de renda e melhoria da qualidade de vida para todos os envolvidos.
Foram atendidos os jovens moradores dos bairros de Vila Nova de Colares e de Feu Rosa, na Serra; de Nova Rosa da Penha e de Nova Esperança, em Cariacica; e de Barramares e de Ulisses Guimarães, em Vila Velha. Por meio de sorteio, cerca de 350 jovens foram escolhidos, divididos entre as áreas de preferência para atuação.
Ao longo do ano de 2016 o projeto foi desenvolvida em etapas. Primeiro a de mobilização, em que aconteceram eventos de música, grafite, poesia, batalha de rimas e dança, que articularam jovens, coletivos artísticos e a comunidade, em geral, para o projeto. E, num segundo momento, já organizados, os jovens tiveram a oportunidade de estar em contato com técnicas modernas e dinâmicas de empreendedorismo no processo de formação, totalizando 74 horas de aula e atividades complementares, durante três meses. Por fim, já numa fase mais avançada, os projetos foram finalizados e apresentados durante um evento aberto ao público encerrando o Labor@rte, onde foram escolhidos os melhores projetos para que possam, em parcerias com o SEBRAE, ser inscritos em editais públicos e privados.