Pinheiros - Trilhas Abertas Itinerante
PINHEIROS – Região Urbana
TRILHAS ABERTAS ITINERANTE
O Projeto Trilhas Abertas Itinerante é desenvolvido há 16 anos pelo Conselho Pinheirense do Bem-Estar do Menor (COPBEM), nos bairros mais vulneráveis do município de Pinheiros, no Norte do Espírito Santo. Visa à integração/inserção/socialização de jovens mulheres, em ações de fomento, que tendem a proporcionar o empoderamento feminino, a formação humana e a diminuição dos índices de gravidez precoce e violência contra mulheres, bem como a preparação para o mercado de trabalho.
O COPBEM atua há 29 anos, no município de Pinheiros, é Ponto de Cultura, tem sede bem estruturada, com banheiros, cozinha, auditório, biblioteca e salas de atividades, mais um bloco para área administrativa, e uma área rural.
O Projeto Trilhas Abertas está sendo desenvolvido nos bairros Santo Antônio, Domiciano, Galiléia e Niterói. Os usuários são divididos em quatro grupos, se reúnem duas vezes por semana, com encontros de três horas de duração.
Entre os objetivos específicos do projeto podemos citar:
- Fortalecer os laços entre os usuários, suas famílias e comunidade;
- Oferecer oficinas de qualidade e reconhecimento;
- Estimular a criatividade e espírito empreendedor dos envolvidos;
- Melhorar a qualidade de vida dos usuários, procurando minimizar as situações conflitantes que os cercam;
- Promover a formação da consciência cidadã dos usuários;
- Oferecer oportunidades que minimizem a vulnerabilidade juvenil à violência; e
- Realizar o cadastro de artesãos dos usuários.
A realização deste projeto permitirá a utilização de práticas de convivência social, formação profissional e pessoal, como instrumento de desenvolvimento, onde as diferenças se somam e geram benefícios para o município.
AÇÕES DE FORMAÇÃO
São atendidos 80 jovens, com idade entre 14 a 24 anos, pertencentes ao grupo vulnerável socioeconômico e familiar, divididos em quatro grupos de 20 pessoas. Estão sendo usadas as seguintes estruturas físicas, já disponibilizadas pelos órgãos responsáveis:
- Sede do Grupo Ativa Idade – Niterói
- Auditório da Unidade de Saúde do Bairro Galileia – Bairro Galileia
- Sala anexa da Igreja Católica da Comunidade Santo Antônio
- Sala da Igreja Católica da Comunidade do Bairro Domiciano
As oficinas desenvolvidas são: Pintura em Tecido, Patch Aplique, Bordado Livre e Flores em Tecido e Meia de Seda, com foco na preparação para o mercado de trabalho e geração de renda. As oficinas são realizadas em caráter de rodízio; dessa forma todas as atividades artesanais são realizadas em todos os bairros envolvidos, durante a execução do projeto.
Além dos encontros semanais, os quatro grupos se encontrarão, uma vez por mês, onde são desenvolvidos a acolhida coletiva, formação psicossocial, palestras e seminários. Nos encontros são desenvolvidas dinâmicas de acolhida, abrindo espaços para debates, reflexão, integração e ajuda mútua.
Uma vez por mês o encontro será na casa de um dos membros, previamente agendado em acordo com o grupo, para conhecer melhor a família, fortalecer os vínculos e desenvolver o sentimento de pertença.
O projeto compreende a realização de duas exposições locais, com os artesanatos confeccionados pelo grupo, nas sedes do projeto ou em local vizinho, abertas à comunidade, com identificação do artesão no produto. Ao final, será promovida uma grande exposição, com as artistas da terra compartilhando suas produções para toda a comunidade.
TRILHAS ABERTAS ITINERANTE
CONSELHO PINHEIRENSE DO BEM ESTAR DO MENOR (COPBEM)
Endereço: Rua Maria Ortiz, 99, Centro - Pinheiros
Contatos:
Facebook - https://www.facebook.com/copbem.pinheiros
Site - http://www.copbempinheiros.com.br/v1/site/
Telefone - (27) 3765-1265
EQUIPE
Sirlei Fávero Costa - Coordenadora
Clezia Renata Soares Canguçu de Lima - Articulador
Luzimar de Souza Gomes - Oficineira
Leila Bressanele Nascimento Cruz – Arteeducadora
Marilda Miranda da Silva – Arteeducadora
Franciely Ferreira Nascimento - Assistente Administrativa