Pinheiros - Trilhas Abertas Itinerante

PINHEIROS – Região Urbana

TRILHAS ABERTAS ITINERANTE

O Projeto Trilhas Abertas Itinerante é desenvolvido há 16 anos pelo Conselho Pinheirense do Bem-Estar do Menor (COPBEM), nos bairros mais vulneráveis do município de Pinheiros, no Norte do Espírito Santo. Visa à integração/inserção/socialização de jovens mulheres, em ações de fomento, que tendem a proporcionar o empoderamento feminino, a formação humana e a diminuição dos índices de gravidez precoce e violência contra mulheres, bem como a preparação para o mercado de trabalho.

O COPBEM atua há 29 anos, no município de Pinheiros, é Ponto de Cultura, tem sede bem estruturada, com banheiros, cozinha, auditório, biblioteca e salas de atividades, mais um bloco para área administrativa, e uma área rural.

O Projeto Trilhas Abertas está sendo desenvolvido nos bairros Santo Antônio, Domiciano, Galiléia e Niterói. Os usuários são divididos em quatro grupos, se reúnem duas vezes por semana, com encontros de três horas de duração.

Entre os objetivos específicos do projeto podemos citar:

- Fortalecer os laços entre os usuários, suas famílias e comunidade;

- Oferecer oficinas de qualidade e reconhecimento;

- Estimular a criatividade e espírito empreendedor dos envolvidos;

- Melhorar a qualidade de vida dos usuários, procurando minimizar as situações conflitantes que os cercam;

- Promover a formação da consciência cidadã dos usuários;

- Oferecer oportunidades que minimizem a vulnerabilidade juvenil à violência; e

- Realizar o cadastro de artesãos dos usuários.

A realização deste projeto permitirá a utilização de práticas de convivência social, formação profissional e pessoal, como instrumento de desenvolvimento, onde as diferenças se somam e geram benefícios para o município.

AÇÕES DE FORMAÇÃO

São atendidos 80 jovens, com idade entre 14 a 24 anos, pertencentes ao grupo vulnerável socioeconômico e familiar, divididos em quatro grupos de 20 pessoas. Estão sendo usadas as seguintes estruturas físicas, já disponibilizadas pelos órgãos responsáveis:

  1. Sede do Grupo Ativa Idade – Niterói
  2. Auditório da Unidade de Saúde do Bairro Galileia – Bairro Galileia
  3. Sala anexa da Igreja Católica da Comunidade Santo Antônio
  4. Sala da Igreja Católica da Comunidade do Bairro Domiciano

As oficinas desenvolvidas são: Pintura em Tecido, Patch Aplique, Bordado Livre e Flores em Tecido e Meia de Seda, com foco na preparação para o mercado de trabalho e geração de renda. As oficinas são realizadas em caráter de rodízio; dessa forma todas as atividades artesanais são realizadas em todos os bairros envolvidos, durante a execução do projeto.

Além dos encontros semanais, os quatro grupos se encontrarão, uma vez por mês, onde são desenvolvidos a acolhida coletiva, formação psicossocial, palestras e seminários.  Nos encontros são desenvolvidas dinâmicas de acolhida, abrindo espaços para debates, reflexão, integração e ajuda mútua.

Uma vez por mês o encontro será na casa de um dos membros, previamente agendado em acordo com o grupo, para conhecer melhor a família, fortalecer os vínculos e desenvolver o sentimento de pertença.

O projeto compreende a realização de duas exposições locais, com os artesanatos confeccionados pelo grupo, nas sedes do projeto ou em local vizinho, abertas à comunidade, com identificação do artesão no produto. Ao final, será promovida uma grande exposição, com as artistas da terra compartilhando suas produções para toda a comunidade.

TRILHAS ABERTAS ITINERANTE

CONSELHO PINHEIRENSE DO BEM ESTAR DO MENOR (COPBEM)

Endereço: Rua Maria Ortiz, 99, Centro - Pinheiros

Contatos:

Facebook - https://www.facebook.com/copbem.pinheiros

Site - http://www.copbempinheiros.com.br/v1/site/

Telefone - (27) 3765-1265

EQUIPE

Sirlei Fávero Costa - Coordenadora

Clezia Renata Soares Canguçu de Lima - Articulador

Luzimar de Souza Gomes - Oficineira

Leila Bressanele Nascimento Cruz – Arteeducadora

Marilda Miranda da Silva – Arteeducadora

Franciely Ferreira Nascimento - Assistente Administrativa

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard

VLibras