Cursos de Qualificação Profissional

Durante o ano de 2016, por meio de parceria com o Senai-ES e o Sesi-ES, foram abertas 944 vagas em cursos de qualificação profissional, para atender a demanda de jovens moradores dos bairros do Programa Ocupação Social, chegando a 16 comunidades. A previsão é de que novas ofertas de vagas sejam feitas para 2017 e 2018, com a previsão de abrir aproximadamente 1 mil vagas, ainda este ano.

O processo de seleção é todo online, por meio de uma ficha de cadastro que avalia como principais quesitos para a classificação dos jovens o local de moradia, priorizando bairros do Ocupação Social; a faixa etária, especialmente os de jovens com idade entre 16 e 24 anos; a condição socioeconômica e a escolaridade.

Os cursos foram construídos exigindo como escolaridade básica o ensino fundamental, muitas vezes incompleto. Além de serem elaborados para que as aulas fossem desenvolvidas nos bairros, em locais cedidos pelas comunidades, incluindo instituições e projetos sociais, igrejas ou equipamentos públicos, a exemplo de escolas, unidades de saúde e CRAS.

Com a participação direta das comunidades também no processo de divulgação das inscrições e da mobilização nas matrículas, mais de 4 mil inscrições foram recebidas, somando os três editais lançados em 2016.

Edital 3 – Outubro de 2016 

430 vagas ofertadas

Cursos

Ajudante de Cozinha, Auxiliar de Escritório, Eletricista de Automóveis, Eletricista Instalador Predial de Baixa Tensão e Mecânico de Motores Ciclo Otto.

Bairros

As aulas são para moradores dos bairros de Zumbi, em Cachoeiro de Itapemirim; de Ayrton Senna e de Bela Vista, bairros de Colatina; de Aviso e de Interlagos, em Linhares; de Bom Sucesso e de Vila Nova, no município de São Mateus; e de parte da área urbana de Pinheiros (bairros Domiciano, Santo Antônio I e II, Jardim Planalto, Galileia, Vila Verde, Colina, Residencial Pinheiros, Niterói e Jundiá). Na Grande Vitória, serão atendidos os moradores de Castelo Branco e de Nova Esperança, em Cariacica.

Edital 2 – Julho de 2016

440 vagas ofertadas

Cursos

Padeiro, Eletricista Instalador Predial, Costureiro Industrial, Instalador Hidráulico, Pintor de Obras, Auxiliar de Logística, Almoxarife, Mecânico de Manutenção de Motocicleta e Mecânico de Máquina de Costuras.

Bairros São Torquato, em Vila Velha; e Central Carapina, Novo Horizonte, Jardim Carapina e Feu Rosa, na Serra.

Edital 1 – Março de 2016

74 vagas ofertadas

Cursos

Padeiro, Eletricista Instalador Predial e Operador de Computador.

Bairro

Nova Rosa da Penha e Nova Esperança, Cariacica.

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard

VLibras