01/12/2016 10h34 - Atualizado em 01/12/2016 10h46

Turmas do Senai recebem certificação de cursos do Ocupação Social

Acompanhados de familiares e amigos, mais de 90 alunos dos cursos oferecidos pelo Programa Ocupação Social receberam, na noite desta segunda (28), os certificados de conclusão dos cursos de qualificação profissional do Senai-ES. A formatura aconteceu no auditório do CRAS/CAI de Jardim Carapina, na Serra.

Ao todo, oito turmas de instalador hidráulico, pintor de obras imobiliárias, almoxarife e auxiliar de logística foram homenageadas pelo secretário de Estado de Direitos Humanos, Julio Pompeu; pelo prefeito da Serra, Audifax Barcelos; e pelo diretor regional do Senai-ES e superintendente do Sesi-ES, Luis Carlos de Souza Vieira.

“O Senai-ES é nosso parceiro inicial do Ocupação Social, que abraçou o programa desde o início e entendeu que esse trabalho não cabe apenas ao Estado. É uma ação de todos, poderes públicos, instituições sociais, empresários e comunidades atendidas. Nossa maior função, como Governo, é reunir iniciativas, ligando os pontos e oferecendo uma rede que leve as oportunidades a esses jovens que mais precisam”, salientou o secretário Julio Pompeu.

Parceria

Os cursos foram ofertados gratuitamente pelo Senai-ES, em parceria com a Secretaria de Estado de Direitos Humanos (SEDH), que coordena o Programa Ocupação Social. Neste ano, foram criadas quase mil vagas em diferentes cursos de qualificação profissional, em três editais, sendo o último deles em parceria com o Sesi-ES.

Assim como as instituições oferecem as vagas, as comunidades beneficiadas garantem os espaços onde serão realizados os cursos, seja em áreas de uso público, como CRAS, unidades de saúde e escolas, seja em áreas sociais, de projetos, instituições e igrejas.

Ocupação Social

O Programa Ocupação Social tem como principal objetivo a redução dos índices de homicídio entre os jovens, que atualmente representam 40% das vítimas de crimes contra a vida no Estado.

Ao todo, 25 bairros da Grande Vitória e do interior do Espírito Santo foram identificados como áreas de alto índice de risco e grande vulnerabilidade social. Para mudar essa realidade, o Ocupação Social busca levar oportunidades, como cursos profissionalizantes, aos jovens moradores destas áreas vulneráveis, sempre trabalhando com uma rede de ações e de atividades voltadas às comunidades.

Secretaria de Estado de Direitos Humanos (SEDH)
Suellen Barone / Maurílio Mendonça
suellen.barone@sedh.es.gov.br / maurilio.mendonca@sedh.es.gov.br / seae.comunicacao@gmail.com
Tels.: (27) 3636-1332 / (27) 98807-0234 / (27) 98868-2118