28/01/2020 17h36 - Atualizado em 29/01/2020 11h51

TRANSitando realiza tour por casas de religião de matriz africana de Cariacica

Um grupo formado por pessoas Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais e Transgêneros (LGBT+) participou, na última terça-feira (21), de um tour cultural por espaços de religião de matriz africana, em Cariacica. Foi a primeira edição do TRANSitando este ano, um projeto realizado pela Secretaria de Direitos Humanos (SEDH), por meio da Gerência de Diversidade Sexual e Gênero, e que contou com a parceria da Gerência de Igualdade Racial da SEDH e da Prefeitura de Cariacica.

O evento fez parte da programação da Semana Estadual de Combate à Intolerância Religiosa, que aconteceu 20 a 24 de janeiro. Na ocasião, os participantes conheceram as casas: Ibaxe omo jagun, do dirigente  babalorixá Sandro d'jagun, no bairro Planeta II, em Cariacica, e a casa de umbanda Caboclo de Pedra Branca, da dirigente mãe Ivanete, no bairro Bandeirantes, também em Cariacica.

Para o gerente de Diversidade e Gênero da SEDH, Renan Cadais, o tour foi importante para que o grupo pudesse conhecer mais sobre as religiões e quebrar preconceitos. “Levar a nossos pares para conhecer as comunidades de terreiro é muito importante. Nós sabemos que a ignorância gera os diversos preconceitos que cercam as religiões de matriz africana. Foi um momento muito enriquecedor”, contou.

Já segundo a representante da Gerência de Políticas de Igualdade Racial que acompanhou a visita, Edineia Conceição de Oliveira, a iniciativa foi de extrema importância para levar conhecimento sobre as diversas religiões. "Este momento foi muito importante para desmistificar conceitos que algumas pessoas têm em relação às religões de matriz africana. E quando temos a oportunidade de levá-las para entender e conhecer entender como funciona a cultura e os rituais, elas se tornam também multiplicadoras desse conhecimento", disse.

O gerente de Promoção da Igualdade Racial de Cariacica, Sandro Cabral, falou sobre a importância do projeto TRANSitando para desmistificar o preconceito por religiões de matriz africana.

“Nós aqui de Cariacica, de terreiros de matriz africana, já temos um projeto de visitação por casas de axé (umbanda, candomblé), que são abertas à visitação com a intenção de desmistificar o preconceito que as pessoas têm sobre nossa religião. Então, em conjunto com outros povos de matriz africana do município, através do Fórum das Matrizes Africanas, criamos essa proposta. O projeto Transitando veio para acrescentar, um projeto facilitador, de pessoas que contribuem para multiplicar nossa verdade. Recebê-los no meu axé me trouxe a liberdade de poder orientá-los sobre minha religião, passar meus conhecimentos. Tenho certeza que contribuiu para mudar o olhar sobre nossa religião”, afirmou.

 

 

Texto: Maria Alice Costa

 

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sedh
Letícia Passos
(27) 3636-1334 / 99289-9566
leticia.freire@sedh.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard

VLibras