18/03/2020 14h51 - Atualizado em 18/03/2020 14h52

Subsecretaria de Políticas sobre Drogas suspende encaminhamentos para comunidades terapêuticas como medida contra o Covid-19

Comunidade terapêutica credenciada ao Governo do Estado.

Como medida de saúde para conter o avanço do novo coronavírus (Covid-19), a Subsecretaria de Políticas sobre Drogas, da Secretaria de Direitos Humanos (SEDH), vai suspender os encaminhamentos dos usuários do Centro de Acolhimento e Atenção Social sobre Drogas (CAAD) para comunidades terapêuticas, a partir desta quinta-feira (19). A previsão é de que essa situação se normalize de acordo com o controle da doença.

As comunidades terapêuticas não têm fins lucrativos e prestam serviços de atenção especializada às pessoas com dependência de substâncias psicoativas. Atualmente, são sete credenciadas ao Governo do Estado.

O subsecretário de Políticas sobre Drogas, Carlos Lopes, explicou que a decisão é para evitar o contágio das pessoas que já estão acolhidas.  

“Nas comunidades terapêuticas são atendidas de 20 a 40 pessoas. Estamos suspendendo novos encaminhamentos, bem como visitas e saídas para reinserção social como medida de cuidado e prevenção. Buscaremos manter essas pessoas em isolamento social voluntário para evitar contágio”, explicou.

Quando os encaminhamentos forem normalizados, os usuários do Centro de Acolhimento sobre Drogas serão comunicados.

Cartilha

A Federação Brasileira de Comunidades Terapêuticas (Febract) desenvolveu uma cartilha de orientação para as Comunidades Terapêuticas, a fim de prevenir o contágio e a transmissão da doença. O material pode ser acessado AQUI.

Sobre o CAAD

O Centro de Acolhimento e Atenção Social sobre Drogas é a porta de entrada para o atendimento de pessoas com problemas decorrentes do uso de álcool e outras drogas e seus familiares. O acolhimento é realizado por profissionais capacitados, os quais direcionam o atendimento e encaminham de acordo com as especificidades de cada caso.

Neste espaço são atendidas pessoas com necessidades de orientação ou tratamento em relação ao álcool e outras drogas, por meio de uma equipe multidisciplinar, formada por médicos, assistentes sociais, psicólogos, conselheiros terapêuticos, terapeuta ocupacional, nutricionista, enfermeiro e técnica de enfermagem.

Endereço: Avenida Getúlio Vargas, n° 585 (ao lado da Praça Oito), Centro de Vitória.

Telefone de contato: 0800 028 1028 / (27) 3636-6202

Horário de funcionamento: de segunda a sexta-feira, das 08h às 16h.

 

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da SEDH
Juliana Borges
(27) 3636-1334
juliana.paiva@sedh.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard

VLibras