28/07/2020 18h17

Sesa e SEDH participam de atividades de combate à Covid-19 em comunidade cigana

As Secretarias da Saúde (Sesa) e de Direitos Humanos (SEDH) participaram, nessa segunda-feira (27), de uma ação integrada de combate ao novo Coronavírus (Covid-19) em uma comunidade cigana localizada no município de Fundão. Foram distribuídos kits de higiene, limpeza e máscaras de proteção, arrecadados por meio do programa ES Solidário.

As atividades, idealizadas pela Secretaria Municipal de Saúde, contaram com atendimento médico e orientações de uma equipe de enfermagem sobre prevenção e cuidados sobre a Covid-19 e também atualização da caderneta de vacinação de crianças, jovens e adultos. Quatorze famílias foram beneficiadas na ação conjunta.

“Uma ação exitosa em que pudemos ter uma aproximação muito boa do Estado e do município com a comunidade cigana, orientando-a em especial aos cuidados da Covid-19. E uma oportunidade para que aqueles municípios que possuem comunidades ciganas em seus territórios possam realizar”, disse o representante da Secretaria da Saúde, Júlio César de Moraes, referência técnica da Área de Promoção da Equidade da Sesa.

A comunidade cigana do Espírito Santo é pauta constante da Gerência de Políticas de Promoção da Igualdade Racial e também do programa ES Solidário, que é coordenado pela SEDH.

“Firmamos uma parceria e essa ação integrada vai se repetir em outros acampamentos ciganos no município de Fundão. A nossa Gerência, que já faz um trabalho junto aos ciganos, vai participar efetivamente das outras ações”, explicou a gerente de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, Edineia Conceição de Oliveira.

Além dos kits de higiene, limpeza e das máscaras, também foram distribuídas seis caixas de balas especiais para quem tem restrição ao açúcar para crianças.

Participaram ainda da ação a Segunda Companhia Independente dos Bombeiros, a Defesa Civil do Estado, equipes da saúde da família e agentes comunitários do município de Fundão.

ES Solidário

O programa ES Solidário atende às demandas, por meio de solicitações feitas por municípios, coletivos, associações e igrejas com ações sociais, que direcionam as doações de donativos às pessoas em situação de pobreza e extrema pobreza.

Os donativos são recebidos por meio de doações feitas por empresas e pela sociedade civil. Contribuições em dinheiro são usadas para a compra de alimentos e outros itens essenciais. Os repasses são feitos em parceria com o Corpo de Bombeiros, responsável pela logística de entrega.

Desde o início do programa, foram arrecadados e distribuídos 10.729 cestas básicas, 4.665 kits de higiene e limpeza, 351 pacotes de fraldas geriátricas, 210 frascos de álcool em gel, 1.031 máscaras, além de 4.646 itens avulsos. No total, até o momento, famílias de 40 cidades capixabas foram atendidas pelo ES Solidário.

Confira a página do ES Solidário e saiba mais informações sobre o programa: https://coronavirus.es.gov.br/ESsolidario

Assessoria de Comunicação da Sesa
Syria Luppi / Kárita Iana / Paula Lima / Luciana Almeida / Thaísa Côrtes