26/03/2020 18h44

SEDH, Sesa e Setades se reúnem para traçar ações de prevenção contra o Covid-19 para pessoas em situação de rua

Representantes da Secretaria de Direitos Humanos (SEDH), Secretaria da Saúde (Sesa) e Secretaria de Trabalho, Assistência e Desenvolvimento Social (Setades) se reuniram, nessa quarta-feira (25), em Vitória, para traçar ações de prevenção contra o novo Coronavírus (Covid-19) para pessoas em situação de rua.
 
A discussão de medidas viáveis que alcancem essa população mais vulnerável ocorreu de acordo com as recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS) e da própria Sesa. Uma nota técnica com as ações conjuntas entre as secretarias e com recomendações também aos municípios será divulgada em breve.
 
“Olhar para essas pessoas é uma preocupação do Governo do Estado. Tratar essa pauta é muito importante agora, e é por isso que estamos tratando de uma forma compartilhada com outras secretarias”, destacou a coordenadora de Políticas de População em Situação de Rua, Neiriele Marques, da SEDH.
 
O técnico da Área da Promoção da Equidade da Sesa, Júlio César de Moraes, explicou que o objetivo é garantir um atendimento respeitoso a essas pessoas. “Na discussão nós ficamos pensando nas estratégias que vão além da Saúde, pois na Saúde nós já temos um plano de contingência de atendimento a pessoas acometidas pelo Covid-19 ou casos suspeitos, mas quando essas pessoas estão em situação de rua, elas demandam de uma assistência que não é só da Saúde, demanda também uma assistência social ou medidas que envolvem direitos humanos”, falou.
 
Para a gerente de Proteção Social da Setades, Lilian Motta, prever situações antes que elas aconteçam é primordial para garantir o atendimento prioritário em caso de contaminação. “Temos que pensar em conjunto, pois, segundo o IBGE, somente na Grande Vitória, temos 1.659 pessoas em situação de rua. Além disso, temos 1.200 idosos em acolhimento institucional pelo Estado. Por isso, existe a necessidade de termos um planejamento formatado para isolar o indivíduo quando for necessário e garantir atendimento em hospital", falou.
 
Além de Neiriele Marques, Júlio César de Moraes e Lilian Motta participaram também da reunião a gerente de Promoção de Direitos e Cidadania, Aline de Oliveira, e a chefe do Núcleo Especial de Atenção Primária da Sesa, Tânia Mara Ribeiro dos Santos. O encontro foi realizado no prédio da Setades, no Barro Vermelho, em Vitória.
 
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da SEDH
Juliana Borges
(27) 3636-1334
juliana.paiva@sedh.es.gov.br
Assessoria de Comunicação da Sesa
Syria Luppi / Kárita Iana / Paula Lima / Luciana Almeida / Thaísa Côrtes
asscom@saude.es.gov.br
 
Assessoria de Comunicação da Setades
Mara Mulullo/Bianca Oliveira

(27) 3636-6803

ascom@setades.es.gov.br
 
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard

VLibras