16/01/2020 15h09

SEDH registra um aumento de 15% em denúncias de violações de direitos humanos

A Secretaria de Direitos Humanos (SEDH) fechou o balanço das denúncias recebidas e registradas pela Gerência de Proteção e Defesa dos Direitos Humanos (GPDDH) em 2019. Ao todo, foram recebidas 2.308 denúncias durante o ano, um aumento de 15% em relação ao ano de 2018.

O levantamento realizado pela GPDDH apontou que aproximadamente 48% das denúncias referem-se à violação de direitos de crianças e adolescentes; cerca de 32% são referentes às pessoas idosas; e 13% referentes às pessoas com deficiência – sendo estes os grupos que mais sofrem violações de direitos humanos no Espírito Santo.

O balanço de 2019, de acordo com a gerente Caroline Cabrera, servirá para que a SEDH possa dialogar com outras gerências e órgãos que atuam na promoção de direitos humanos. “A partir deste diálogo pretendemos construir estratégias de atuação da política pública dentro dessas temáticas e grupos atendidos pela pasta”, explicou.

Entenda como atua a GPDDH

A Gerência de Proteção e Defesa de Direitos Humanos (GPDDH) é, segundo Decreto Estadual nº 4195-R/2017, o setor da Secretaria de Estado de Direitos Humanos responsável por receber, monitorar e encaminhar todas as denúncias de violação de direitos humanos envolvendo a sua área de atuação.

Sendo assim, qualquer violação a qualquer direito fundamental de qualquer ser humano poderá ser recebida pela GPDDH para adoção de providências, sendo a denúncia acompanhada até o seu final, quando, então, espera-se dar o melhor retorno para o cidadão e cidadã.

Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação da SEDH

Letícia Passos

(27) 3636-1334

leticia.freire@sedh.es.gov.br

 

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da SEDH
Letícia Passos
(27) 3636-1334
leticia.freire@sedh.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard

VLibras