09/10/2020 16h28

SEDH realiza Webpalestra sobre Rede de Atenção Psicossocial no Espírito Santo

A Secretaria de Direitos Humanos (SEDH), por meio da Subsecretaria de Políticas Sobre Drogas, realizou o terceiro evento virtual do Ciclo de Webpalestras iniciado no mês de setembro. Com o tema “Rede de Atenção Psicossocial no Espírito Santo”, o evento em formato de live contou com a participação da assistente social da Área Técnica de Saúde Mental, Álcool e outras Drogas da Secretária da Saúde (Sesa), Larissa Almeida Rodrigues.

A assessora especial Nathalia Borba, mediadora do evento, explicou que o tema escolhido para a palestra foi em complementação às duas anteriores, quando foram abordados assuntos, como o álcool, as drogas e até a automedicação, que acabam se tornando recursos para tentar lidar com o estresse, depressão e a ansiedade.

“Quando esse uso se intensifica e acarreta prejuízos aos sujeitos, é importante buscar ajuda. Por isso, na palestra da Larissa (Almeida Rodrigues), ela falou sobre o funcionamento da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) no Espírito Santo, a rede de serviços que, entre outras atribuições, oferece atenção às pessoas com necessidades decorrentes do uso de álcool e drogas. Larissa também falou da importância de uma rede articulada para garantir o cuidado e os direitos que incluam, além da saúde, setores como assistência social, educação, direitos humanos, cultura, esporte e outros”, disse Nathália Borba.

A assistente social Larissa Rodrigues frisou que “é preciso pensar junto em que espécie de saúde metal queremos para o nosso Estado, para os usuários da rede de saúde pública, para todos nós que estamos sujeitos a precisar dessa rede em algum momento. Para isso, precisamos trabalhar de forma ética e responsável, com o intuito de diminuir o sofrimento”.

 

Próximo evento

A próxima live do Ciclo de Webpalestras de Políticas sobre Drogas será com o tema “Centro de Acolhimento e Atenção Integral sobre Drogas (CAAD)”, que acontecerá na próxima quarta-feira (14), às 10 horas, com transmissão na página Direitos Humanos ES no Facebook. 

O convidado é o sociólogo e gerente do CAAD, Norlen Apelfeler.

 

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da SEDH
Juliana Borges
(27) 3636-1334
juliana.paiva@sedh.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard

VLibras