23/09/2020 19h25 - Atualizado em 23/09/2020 19h27

SEDH realiza WebPalestra para debater saúde mental em tempos de pandemia e relação com abuso de drogas

A Secretaria de Direitos Humanos (SEDH), por meio da Subsecretaria de Políticas Sobre Drogas, iniciou um ciclo de WebPalestras, na manhã desta quarta-feira (23), no Facebook. Com o tema “Saúde mental em tempos de pandemia da Covid-19: prevenção ao abuso de álcool e outras drogas”, o evento em formato de live contou com a participação da psicóloga, pesquisadora e coordenadora de curso de Psicologia, Keli Lopes Santos.

A palestra foi mediada pela assessora especial da Subsecretaria de Políticas Sobre Drogas, Nathalia Borba. Durante o evento virtual, a psicóloga Keli Santos destacou como o cuidado com a saúde mental é importante para prevenir problemas envolvendo álcool e outras drogas.

“O cuidado com o sofrimento que estamos vivendo na pandemia é fundamental. Não podemos esquecer do cuidado em saúde mental neste período. Vamos ter que inventar e trocar estratégias para ampliar nosso repertório de ação e cuidado consigo e com o outro”, disse Keli Santos.

A assessora especial Nathalia Borba frisou a importância de debater o tema em sociedade, que é uma das competências da Subsecretaria de Políticas Sobre Drogas.

"Além dos riscos de infecção, é preciso lembrar que a pandemia pode trazer outros riscos a nossa saúde e bem-estar, como o agravamento do sofrimento mental. O abuso de substâncias é uma consequência possível e já vem sendo relatada em alguns estudos. Enquanto Subsecretaria Estadual de Políticas Sobre Drogas, uma das nossas linhas de atuação é a prevenção e a conscientização da população, dando mais visibilidade ao tema, com informação de qualidade”, declarou.

 

Próximo evento

A próxima live do Ciclo de WebPalestras de Políticas sobre Drogas será “Ansiedade e estresse durante o distanciamento social e uso de medicações psicotrópicas”, que acontecerá na próxima terça-feira (29), às 19h30, com transmissão na página Direitos Humanos ES no Facebook.

A convida para o próximo Ciclo de WebPalestra é a psiquiatra, professora universitária e pós-graduanda em Neurociência e Comportamento, Indira Pinto.

 

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da SEDH
Juliana Borges
(27) 3636-1334
juliana.paiva@sedh.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard

VLibras