20/01/2020 15h13

SEDH realiza Semana Estadual de Combate à Intolerância Religiosa

Em alusão ao Dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa e ao Dia Mundial da Religião (21 de janeiro), o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Direitos Humanos (SEDH) e da Gerência de Igualdade Racial da pasta, promove a Semana Estadual de Combate à Intolerância Religiosa, que tem início nesta segunda-feira (20) e segue até a sexta-feira (24). As atividades realizadas contam com a parceria dos municípios de Cariacica e Vitória.

A secretária de Estado de Direitos Humanos, Nara Borgo, destaca a necessidade de discussão sobre o assunto. “É Importante que o Estado faça uma semana diversificada sobre o tema de enfrentamento à intolerância religiosa, para que possamos discutir sobre racismo religioso e demonstrar que no Estado Laico é preciso que todas as pessoas possam exercer sua religiosidade livremente”, afirma.

Para o gerente de Políticas de Igualdade Racial da SEDH, Alexsandro Lopes, criar estratégias para combater a intolerância religiosa é fundamental. “A ideia da realização da Semana de Combate à Intolerância Religiosa é ouvir pessoas que convivem com esse tema, ao expressar suas experiências do dia a dia, para que possamos, juntos, criar políticas e estratégias de combate à intolerância religiosa que vem ocorrendo tão forte no nosso Estado”, explica.

Serão realizados seminários sobre intolerância religiosa para professores. O primeiro deles ocorrerá nesta segunda-feira (20), das 09h às 12h, no auditório do centro administrativo da Prefeitura de Cariacica. Na terça-feira (21) acontecerá um diálogo inter-religioso, na Casa do Cidadão, em Maruípe, promovido pela Prefeitura de Vitória, com o apoio da SEDH. No mesmo dia, será realizado o projeto ‘Transitando’, com um tour cultural no município de Cariacica.

Já na quinta-feira (23), das 14h às 17h, a SEDH promoverá o Seminário Estadual de Combate à Intolerância Religiosa, no auditório no Palácio da Fonte Grande, no Centro de Vitória. O evento é aberto ao público e contará com palestras e debates sobre o tema. Não será necessário fazer inscrição prévia.

O encerramento da Semana será na sexta-feira (24), com o evento “Comida de Santo”, realizado pela SEDH, em parceria com a Prefeitura de Vitória, no Museu Capixaba do Negro (Mucane), no Centro de Vitória, das 18h às 21h. Na programação estão atividades culturais, além de comes e bebes típicos.

Dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa

Celebrada em 21 de janeiro, a data foi criada com o objetivo de incentivar o respeito e a convivência pacífica entre todas as religiões. Nesta data, também é celebrado o Dia Mundial da Religião.

As leis no Brasil determinam a liberdade religiosa. Sendo assim, a intolerância religiosa é crime de ódio e fere tanto a Constituição Federal (Lei Nº 9.459/1997) quanto a Declaração Universal dos Direitos Humanos. Para denunciar este tipo de crime, o canal é o Disque Direitos Humanos – 100.

Confira abaixo a programação completa da Semana Estadual de Combate à Intolerância Religiosa.

Formação para servidores (as) sobre Intolerância Religiosa
20/01 (segunda-feira)

Local: Auditório do Centro Administrativo da Prefeitura Municipal de Cariacica

Realização: Prefeitura Municipal de Cariacica

Apoio: SEDH

Diálogo Inter-religioso
21/01 (terça-feira)

Local: Casa do Cidadão – Maruípe

Realização: Prefeitura Municipal de Vitória

Apoio: SEDH (Coordenação de Promoção da Igualdade Racial)

Transitando
21/01 (terça-feira)

Local: Terreiro de Candomblé - Cariacica

Atividades Municipais
22/01 (quarta-feira)

Local: Serra e Cachoeiro de Itapemirim

Realização: Prefeitura Municipal da Serra e Cachoeiro de Itapemirim.

Seminário Estadual de Combate à Intolerância Religiosa
23/01 (quinta-feira)

Local: Auditório do Palácio da Fonte Grande, no Centro de Vitória.

Aberto ao público

Encerramento com atividade cultural e comes e bebes típicos
24/01 (sexta-feira)

Local: Museu Capixaba do Negro (Mucane), no Centro de Vitória.

Letícia Passos
leticia.freire@sedh.es.gov.br