13/02/2020 11h50 - Atualizado em 13/02/2020 14h31

SEDH e Condef realizam reunião preparatória para Conferências e Fóruns sobre pessoas com deficiência

A Secretaria de Direitos de Humanos e o Conselho Estadual da Pessoa com Deficiência (Condef) realizaram, na tarde dessa quarta-feira (12), uma reunião preparatória para tratar sobre a realização das Conferências e Fóruns Municipais, Regionais e Estadual que tratam sobre pessoas com deficiência. O encontro aconteceu no auditório do Palácio da Fonte Grande, no Centro de Vitória.

A reunião contou com a participação de representantes dos municípios de Vitória, Vila Velha, Serra, Cariacica, São José do Calçado, Presidente Kennedy, Itaguaçu, Ibatiba, Santa Maria de Jetibá, Santa Teresa, Domingos Martins e Itarana.

Na abertura do evento, a secretária de Estado Direitos Humanos, Nara Borgo, destacou a importância do encontro para o fortalecimento do movimento de valorização da participação popular. “Enquanto no cenário nacional alguns conselhos estão sendo desmantelados, o nosso governador Renato Casagrande se mostrou comprometido, garantindo a manutenção e funcionamento desses importantes espaços de controle social e a realização das Conferências. No ano passado, conseguimos realizar as Conferências da pessoa idosa, da criança e do adolescente e a LGBT, e para este ano já convocamos mais duas até agora: a da juventude e da pessoa com deficiência”, adiantou.

A reunião também tratou da pauta da juventude. O assessor especial da Subsecretaria de Promoção e Defesa da Secretaria de Direitos Humanos, Geovanni Lima, falou sobre a necessidade da discussão e construção de um plano estadual de políticas voltado para esse público. “Temos jovens negros sendo exterminados, mas temos pessoas jovens com deficiência que não têm acessibilidade e passam por dificuldade do ‘ser jovem’ e do ‘não ter acesso a espaços’. Então é importante que o Conselho Estadual da Pessoa com Deficiência seja nosso parceiro neste momento para falarmos da importância de institucionalizar essas políticas de juventude no Estado”, ponderou.

Já o presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência de Vitória (Comped), João Luiz Salles, que também esteve presente na reunião, ressaltou a importância do debate sobre a acessibilidade. “Quando tratamos da pessoa com deficiência, temos que tratar principalmente da acessibilidade plena, que ainda é um problema muito grande que enfrentamos” destacou.

Na oportunidade, o novo subsecretário de Promoção e Defesa dos Direitos Humanos, Junior Bola, foi apresentado oficialmente para os presentes na reunião.

Texto: Maria Alice Costa

Assessoria de Comunicação da Sedh