18/01/2023 10h23 - Atualizado em 18/01/2023 11h05

SEDH realiza III Semana Estadual de Combate à Intolerância Religiosa

Em alusão ao Dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa e ao Dia Mundial da Religião (21 de janeiro), a Secretaria de Direitos Humanos (SEDH), por meio da Gerência de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Gepir), promove a III Semana Estadual de Combate à Intolerância Religiosa. As atividades tiveram início nessa segunda-feira (16).

A secretária de Estado de Direitos Humanos, Nara Borgo, destaca a necessidade de discussão sobre o assunto. “É Importante que o Estado faça uma semana diversificada sobre o tema de enfrentamento à intolerância religiosa, para que possamos discutir sobre racismo religioso e demonstrar que no Estado Laico é preciso que todas as pessoas possam exercer sua religiosidade livremente”, afirma.

Para a gerente de Políticas de Promoção da Igualdade Racial da Secretaria de Direitos Humanos, Edineia Conceição de Oliveira, criar estratégias para combater a intolerância religiosa é fundamental.

“Pelo terceiro ano, a Gepir realiza uma semana de debate sobre a temática, com a perspectiva de trazer reflexões a partir do olhar de diferentes representações religiosas. Entendendo que o diálogo é um importante instrumento de enfrentamento à intolerância religiosa. As atividades que serão realizadas nessa semana têm esse objetivo”, explicou Edineia de Oliveira.

No primeiro dia da programação da Semana Estadual de Combate, nessa segunda-feira (16), foi realizado um seminário no Palácio da Fonte Grande, que teve como tema “O protagonismo das mulheres de terreiro”.

Na Semana, serão realizadas ainda mais cinco atividades. A primeira delas ocorre nesta quinta-feira (19), às 13 horas, no Centro Prisional Feminino de Colatina (CPFCOL). No sábado (21), acontecerá o Seminário de Formação sobre editais e patrimônio, em parceria com a Secretaria da Cultura (Secult) e o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), às 9 horas.

No dia 27 de janeiro, às 14 horas, será realizado o Encontro da Juventude de Terreiro, no Centro de Referência das Juventudes (CRJ) Guarapari, e, às 15 horas, ocorrerá uma roda de conversa no Terreiro do Pai Simão, também em Guarapari. No dia 28, acontecerá o Encontro Regional Sul de Povos de Terreiro, em Cachoeiro de Itapemirim.

Dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa

O Dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa acontece no dia 21 de janeiro. A data foi oficializada em 2007, por meio da Lei 11.635, de 27 de dezembro, em homenagem à Mãe Gilda, do terreiro Ilê Axé Abassá de Ogum, localizado em Salvador, Bahia. O dia 27 de janeiro foi a data em que Mãe Gilda foi vítima do crime de intolerância religiosa. Ela faleceu em decorrência de um infarto no ano 2000.

O objetivo do Dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa é incentivar o respeito e a convivência pacífica entre todas as religiões. Na data, também é celebrado o Dia Mundial da Religião.

No Brasil, as leis determinam a liberdade religiosa e, por isso, a intolerância religiosa é crime de ódio e fere tanto a Constituição Federal (Lei Nº 9.459/1997) quanto a Declaração Universal dos Direitos Humanos. Para denunciar este tipo de crime, o canal é o Disque Direitos Humanos – 100.

Serviço:

Programação completa da Semana Estadual de Combate à Intolerância Religiosa – “O Protagonismo das Mulheres de Terreiro”

16/01 (segunda-feira)

Local: Palácio Fonte Grande.

Endereço: R. Sete de Setembro, nº 362, Centro, Vitória.

Horário: às 14 horas.

Atividade no Centro Prisional Feminino de Colatina (CPFCOL).

19/01 (quinta-feira)

Local: Centro Prisional Feminino de Colatina (CPFCOL).

Horários: às 13 horas

Endereço: Santa Fé, Colatina.

Seminário de Formação sobre Editais e Patrimônio

21/01 (sábado)

Local: Mucane.

Endereço: Avenida República, nº 121, Centro, Vitória.

Horário: às 9 horas.

27/01 (sexta-feira)

Local: Centro de Referência das Juventudes (CRJ) Guarapari

Endereço: Rua Ataulfo Alves, nº 9, Kubitschek, Guarapari.

Horário: às 14 horas.

Roda de Conversa no Terreiro do Pai Simão

27/01 (sexta-feira)

Local: Terreiro Pai Simão em Guarapari.

Horário: às 15 horas.

Encontro Regional Sul de Povos de Terreiro

28/01 (sábado)

Local: Cachoeiro de Itapemirim.

Endereço: Novo Parque, Rua Gabriel de Rosa Machado, Cachoeiro de Itapemirim.

Horário: às 9 horas.

Texto: Luana Ribeiro (estagiária)

Assessoria de Comunicação do Projeto Estado Presente: Segurança Cidadã no ES
Danielly Campos