24/06/2020 18h41 - Atualizado em 24/06/2020 18h49

SEDH participa de simpósio on-line sobre violência contra a mulher

A Secretaria de Direitos Humanos (SEDH), por meio da Subsecretaria de Políticas para as Mulheres, vai participar do simpósio Violência Contra a Mulher, organizado pela Liga Acadêmica de Medicina de Família e Comunidade, da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes). O evento, que acontece de forma on-line, ocorre nesta quarta (24) e quinta-feira (25).

 

A contribuição da gerente de Políticas para as Mulheres, Bernadete Baltazar, será nesta quinta, às 16 horas. Ela vai falar sobre o tema “O perfil psicológico de uma vítima de violência contra a mulher, estratégias de abordagem e acolhimento”.

 

“Falar sobre as estratégias de acolhimento às mulheres em situações de violência é de suma importância, especialmente para os profissionais que estão na linha de frente de atendimento, como os profissionais da área médica que atuam na estratégia da família e de comunidade, por se tratar de importante porta de entrada para que essas mulheres possam acessar os serviços de proteção e garantia dos direitos. Contribuir na formação desses estudantes de medicina significa contribuir para ampliar a compreensão do fenômeno da violência contra as mulheres, inclusive desmitificar a visão ainda presente, especialmente nos casos de violência doméstica e também sexual, que a mulher é a responsável pela violência sofrida”, disse Bernadete Baltazar.

 

O assunto escolhido para ser abordado no simpósio é pauta frequente da SEDH, sobretudo nesta época de pandemia do novo Coronavírus (Covid-19). Nos últimos meses foram realizadas campanhas e, mais recentemente, a Subsecretaria de Políticas para as Mulheres elaborou uma cartilha orientativa sobre a realização de atendimento não-presencial para casos de violência doméstica durante o período de distanciamento social.

 

“Muitas vezes, a denúncia não é feita porque essas mulheres não se sentem acolhidas, ouvidas pelos profissionais que as atendem. É preciso desenvolver uma escuta humanizada, acolhedora, exercitar a empatia e estabelecer um vínculo de confiança”, explicou Bernadete Baltazar.

 

Confira a programação completa do evento:

 

24/06

Michele Costa, às 16 horas

“Violência contra a mulher no Espírito Santo e no Brasil.”

Delegada. Trabalha na Gerência de Proteção à Mulher da Secretaria da Segurança e Pública Defesa Pessoal do Espírito Santo (Sesp).

Link de acesso: https://youtu.be/q5jUDdZvF1khttps://youtu.be/q5jUDdZvF1k

 

Edleusa Cupertino, às 17h30

“Estratégias e abordagens de saúde pública no enfrentamento da violência contra a mulher.”

Referência técnica de vigilância epidemiológica de acidentes e violência da Secretaria da Saúde do Espírito Santo (Sesa).

Link de acesso: https://youtu.be/atNnGfJjpes


25/06

Bernadete Baltazar, às 16 horas

“O perfil psicológico de uma vítima de violência contra a mulher, estratégias de abordagem e acolhimento.”

Psicóloga e gerente de Políticas para as Mulheres da Secretaria de Direitos Humanos do Espírito Santo (SEDH)/Subsecretaria de Políticas para as Mulheres.

Link de acesso: https://youtu.be/jOe8HoXcu5Ihttps://youtu.be/jOe8HoXcu5I

 

Jeanine Pacheco, às 17h30

“(Des)tecendo a produção de cuidado à mulher em situação de violência.”

Doutoranda e mestra em Saúde Coletiva pela Universidade Federal do ES (Ufes), arte-educadora, psicodramatista e contadora histórias. Pesquisadora, atua na interface entre arte e saúde, dedicando-se a investigar a produção de cuidado à mulher em situação de violência.

Link de acesso: https://youtu.be/txnXPyp39go

 


Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da SEDH
Juliana Borges
(27) 3636-1334
juliana.paiva@sedh.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard

VLibras