20/11/2021 06h52

SEDH participa de atividade alusiva ao Mês da Consciência Negra em unidade prisional de Colatina

A secretária de Estado de Direitos Humanos, Nara Borgo, e a assessora especial da Pasta, Aline Passos, participaram de atividades em Colatina, nesta quinta-feira (18). Uma delas foi a de acompanhar as atividades alusivas ao Dia da Consciência Negra, no Centro Prisional Feminino da cidade. A outra foi a visita ao projeto “Reestruturar para cuidar”, um dos vencedores do Edital de Boas Práticas 2021.

No Centro Prisional Feminino de Colatina, a programação contou com oficinais de maquiagem e produção de bonecas africanas, além da parte cultural, com a apresentação de danças afro, declamação de poemas e roda de samba. A atividade, que teve como tema “Uma reflexão histórica sobre a inserção do negro na sociedade brasileira e o combate ao racismo”, contou também com a participação da vice-governadora do Estado, Jacqueline Moraes.

A secretária Nara Borgo falou sobre a importância da proposta do Centro Prisional para a data. “Saber que uma unidade penitenciária realiza trabalhos relativos ao Dia da Consciência Negra é realmente muito importante. E nós, da SEDH, temos que levar esse debate para todos os espaços. Logo, não deixaríamos de fora o sistema prisional. Participamos com muito orgulho desta atividade com a nossa vice-governadora, uma ação que é voltada para as internas do Centro Prisional Feminino de Colatina. Só com debates e muita reflexão sobre o racismo e a igualdade racial é que poderemos viver numa sociedade democrática”, enfatizou a secretária de Direitos Humanos.

Em seguida, Nara Borgo se dirigiu ao Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Outras Drogas (CAPS AD) da cidade para visitar o projeto “Reestruturar para cuidar”, um dos contemplados no Edital de Boas Práticas 2021, lançado pela SEDH, por meio da Subsecretaria de Políticas sobre Drogas (SESD). O objetivo do projeto é a aquisição de materiais para oficinas terapêuticas no CAPS AD de Colatina.

A secretária explicou que o Edital é uma das inovações da Rede Abraço, após a reformulação. “Ficamos muito felizes em conhecer o projeto e a estrutura do CAPS AD de Colatina, um importante espaço que é referência em casos de transtornos pelo uso de álcool e outras drogas. É muito necessário que valorizemos iniciativas que lidam com essa questão, sobretudo enquanto Governo. A prevenção ao uso de substância psicoativas é um assunto de saúde, que é um direito humano”, destacou.

Informações à Imprensa: