23/03/2020 17h05 - Atualizado em 23/03/2020 19h08

SEDH e Sesa discutem medidas de proteção a pessoas em situação de rua contra o novo Coronavírus

Representantes da Secretaria de Direitos Humanos (SEDH), Secretaria de Saúde (Sesa) e Secretaria Municipal de Saúde de Vitória se reuniram, na manhã desta segunda-feira (23), no Palácio da Fonte Grande, em Vitória, para debater medidas de proteção a pessoas em situação de rua contra o novo Coronavírus (Covid-19).

Uma medida inicial discutida foi a de entregar kits de higiene para essas pessoas em situação de vulnerabilidade social.
A secretária de Estado de Direitos Humanos, Nara Borgo, frisou que, para a ideia dos kits funcionar, outras medidas também devem ser colocadas em prática.

“Estamos estudando também a possibilidade de disponibilizar pontos de água potável em locais que serão definidos”, explicou a secretária.

A gerente de Regulação e Ordenação do Sistema de Saúde, da Secretaria da Saúde, Eida Borges, explicou que os municípios serão orientados sobre os procedimentos, principalmente os da Grande Vitória, onde há mais pessoas em situação de rua.

“A Secretaria da Saúde levou uma proposta de Nota Técnica, que foi validada pela SEDH, sobre as orientações aos municípios, de como serão feitos os cuidados com as pessoas em situação de rua em relação ao novo Coronavírus“, falou a gerente.

Para participar da reunião também foram convidados representantes das secretarias municipais de saúde de Vila Velha, Serra, Cariacica e Viana, mas eles não puderam comparecer.

Assessoria de Comunicação da Sesa
Syria Luppi / Kárita Iana / Paula Lima / Luciana Almeida / Thaísa Côrtes