18/02/2020 12h54 - Atualizado em 18/02/2020 12h55

SEDH e Condef realizam segunda preparatória da Conferências da Pessoa com Deficiência

A Secretaria de Direitos Humanos (SEDH) e o Conselho Estadual da Pessoa com Deficiência (Condef) realizaram, nessa segunda-feira (17), no auditório do Palácio da Fonte Grande, no Centro de Vitória, a segunda reunião preparatória para tratar sobre a realização das Conferências e Fóruns Municipais, Regionais e Estadual que tratam sobre pessoas com deficiência. Desta vez, participaram representantes dos municípios de Vitória, Vila Velha, Montanha, Linhares, Ibiraçu, Aracruz e Alto Rio Novo.

Na ocasião, a secretária de Estado Direitos Humanos, Nara Borgo, explicou o motivo da realização deste encontro. “O Condef e a equipe da SEDH idealizaram este momento porque sabem das dificuldades que são encontradas ao realizar uma Conferência. Hoje, é uma oportunidade para tirar dúvidas, mas também para que as pessoas saiam daqui motivados e motivadas para as etapas municipais. É de extrema importância que o Poder Executivo, municipal e a sociedade civil estejam com a gente nestes espaços de discussão e de fiscalização das políticas públicas”, destacou a secretária.

Já Alciones Ennes, presidente da comissão organizadora da Conferência Estadual das Pessoas com Deficiência, falou sobre a importância da realização das etapas municipais e estadual. “Se temos que discutir e avaliar as políticas públicas do Estado e do município, é importante que as Conferências aconteçam, independentemente do cenário nacional. Apesar de todas as dificuldades, estamos numa situação legal no Espírito Santo, principalmente porque temos o apoio do Governo do Estado. Iremos trabalhar com o teto de 280 participantes na etapa estadual”, ressaltou.

Durante a reunião, o assessor especial da Subsecretaria de Promoção e Defesa da Secretaria de Direitos Humanos, Geovanni Lima, também aproveitou para tratar da pauta da juventude. “A Conferência é um momento importante para a gente discutir políticas públicas e também fortalecer serviços para PCDs, garantindo a discussão para que os jovens, em sua multiplicidade, sejam contemplados nesse evento. É muito importante que vocês retornem para os municípios com a informação de que irá acontecer a Conferência Estadual da Juventude, de 19 a 21 de junho, e que é essencial a realização das etapas municipais ou regionais”, ressaltou Lima.

Assessoria de Comunicação da Sedh
Letícia Passos