16/04/2020 16h33 - Atualizado em 16/04/2020 20h18

SEDH acompanha entrega de doações de materiais para confecção de máscaras em Jesus de Nazareth

A Secretaria de Direitos Humanos (SEDH) acompanhou a entrega de materiais para a confecção de 10 mil máscaras de tecido no bairro Jesus de Nazareth, em Vitória, nesta quarta-feira (15). Quem está confeccionando são as voluntárias do Instituto Mão na Massa. Depois esses insumos chegarão até a comunidade e também até unidades de saúde.

A doação dos materiais foi feita pela ArcelorMittal. A máscara ajuda como proteção contra a transmissão do novo Coronavírus (Covid-19) e seu uso em vias públicas têm sido recomendado pelo Ministério da Saúde. 

 

A voluntária do Instituto Mão na Massa, Fernanda Pereira, contou que os moradores do bairro já estão realizando o cadastro para receber as máscaras. 

 

“Eles informam quantas pessoas têm na casa deles e se são homens, mulheres e crianças para sabermos o tamanho e a estampa. Além de Jesus de Nazareth, queremos atender aos bairros Santa Helena, São José, e as unidades de saúde e hospitais do entorno”, falou. 

 

A secretária de Estado Direitos Humanos, Nara Borgo, acompanhou a confecção das primeiras máscaras junto com a subsecretária de Políticas para Mulheres, Juliane Barroso. Ela explicou que materiais para confecção de máscaras também podem ser doados através do programa ES Solidário. 

 

“O ES Solidário recebe cestas básicas, mas também recebe material para confecção dessas máscaras, materiais de higiene, fraldas geriátricas, enfim, tudo o que possa contribuir para a população que mais precisa. Faço um agradecimento especial às mulheres voluntárias do Instituto Mão na Massa, que estão trabalhando para que a gente tenha essas máscaras e contribuindo para que o Espírito Santo se proteja dessa doença”, falou a secretária Nara Borgo. 

 

O tenente-coronel Wagner Borges, do Corpo de Bombeiros, também acompanhou o início dos trabalhos e enfatizou que gestos simples podem proteger muitas vidas nesse momento.

 

“O voluntariado é um gesto humanitário e a doação também é. A ArcelorMittal fez a doação, as voluntárias do Instituto Mão na Massa costuram e ao final 10 mil máscaras vão chegar às mãos de quem precisa, de tal maneira que vamos conseguir reduzir o número de contaminação”, destacou. 

 

O acompanhamento contou ainda com a participação de um representante da Vice-Governadoria.

 

Vinte e duas costureiras voluntárias participam desse projeto. Todas foram alunas de cursos de Corte e Costura oferecidos gratuitamente pelo Qualificar ES, da Secretaria de Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional (Secti). As máquinas de costura que elas usam para o trabalho são doação da Agência de Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas e do Empreendedorismo (Aderes).

Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação da SEDH

Juliana Borges

(27) 3636-1334

juliana.paiva@sedh.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard

VLibras