06/09/2016 14h22

Secretaria de Direitos Humanos assume Ocupação Social

A partir desta sexta-feira (02), a Secretaria de Estado Extraordinária de Ações Estratégicas (Seae) passa a ser uma Subsecretaria permanente da pasta de Direitos Humanos (Sedh). O Programa Ocupação Social, agora, será coordenado pelo secretário da Sedh, Júlio Pompeu, com apoio direto da subsecretária Gabriela Lacerda e equipe técnica. A união das duas secretarias será publicada no Diário de Imprensa Oficial (DIO) na próxima segunda-feira (05).

Todos os projetos desenvolvidos para o programa seguem sem alteração. “Vamos manter a continuidade das ações que estão em andamento, nos bairros atendidos pelo Ocupação Social, e levaremos os novos projetos com o foco no jovem”, salientou o secretário Júlio Pompeu.

“Estamos confiantes que essa mudança veio para beneficiar ainda mais o programa e as comunidades já assistidas”, afirmou a subsecretária Gabriela Lacerda.

“A união das secretarias faz com que o Programa Ocupação Social fique mais fortalecido e siga contemplando os jovens moradores das áreas com alta vulnerabilidade”, disse o governador em exercício, César Colnago.

275 vagas para cursos de qualificação

Transformar a realidade social e a trajetória de vida dos jovens atendidos pelo Ocupação Social é o principal objetivo do programa, e como forma de empoderá-los, uma das ferramentas é a oferta de cursos de capacitação. Pensando nisso, o Centro Estadual de Educação Técnica (CEET) Vasco Coutinho vai abrir 275 vagas para cursos de qualificação profissional, com carga horária de 80 horas.

Estão sendo oferecidos cursos de fotógrafo, de maquiador, de DJ (Disc Jockey) e de desenhista de moda nos bairros atendidos pelo programa e as aulas serão oferecidas nos próprios bairros, em espaços cedidos pelas comunidades, com o apoio das prefeituras.

As inscrições estarão abertas a partir da próxima terça-feira (06) e serão on-line, pelo site sistemas.es.gov.br/ocupacaosocial. O candidato tem até o dia 12 de setembro para preencher o formulário e, em seguida, aguardar pelo resultado, que será publicado nos locais onde serão realizadas as aulas.

“O Ocupação Social, desde o princípio, buscou conhecer as pessoas envolvidas e entender os principais problemas enfrentados por elas. A partir disso, descobrimos que os jovens acreditam na educação, mas não viam na oferta educacional um lugar que os levariam a realizar seus sonhos. Esses cursos, então, são instrumentos à disposição deles, para que transformem a própria realidade”, enfatizou Júlio Pompeu.

Requisitos

Os cursos são nas áreas de eventos, de comunicação e tecnologia e de moda e beleza. Para se inscrever, o candidato precisa ter pelo menos 16 anos de idade, o Ensino Fundamental Incompleto e ao menos um documento pessoal com foto, que será exigido no momento da matrícula. Além de morar no município, de preferência no bairro onde será ofertado o curso.

Serão abertas 11 turmas com 25 vagas cada, com aulas nos períodos da manhã, da tarde e da noite. Os cursos disponíveis são os de desenhista de moda, fotógrafo, maquiador, recepcionista, instalador de rede de computador e DJ (Disc Jockey). As aulas vão ser ofertadas pelos professores do Vasco Coutinho.

Locais

As aulas vão acontecer em Vila Velha, nos bairros Barramares, Ulisses Guimarães, Santa Rita e Boa Vista; na Serra, nos bairros Central Carapina, Vila Nova de Colares e Planalto Serra; e em Cariacica, no bairro Flexal II. As inscrições serão simultâneas, todas no mesmo endereço eletrônico e no mesmo período. As aulas terão início a partir do dia 19 de setembro.

Parceria

Os cursos de qualificação são resultado da parceria entre as Secretarias de Estado de Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional (Secti) e Ações Estratégicas (Seae), realizados pelo Centro Estadual de Educação Técnica (CEET) Vasco Coutinho. 

O projeto atende ao Programa Ocupação Social, que tem como principal objetivo reduzir os índices de homicídios entre os jovens, principais vítimas de crimes contra a vida. Historicamente, os jovens com idade entre 15 e 24 anos representam 40% do total de vítimas de homicídios.

Para mudar essa realidade, o Ocupação Social busca levar oportunidades aos jovens moradores das áreas mais vulneráveis do Estado, que concentram um número maior de crimes contra a vida. Foram mapeados 25 bairros do Espírito Santo, 17 na Grande Vitória e 08 no interior. Essas regiões vão receber projetos e ações voltadas ao desenvolvimento social, econômico e cultural.

Quadro

Município

Bairro

Curso

Vagas

Turno (Turma)

C.H.

Cariacica

Flexal II

Fotógrafo

50

Tarde e Noite

80h

Serra

 Central Carapina

Instalador e Reparador de Redes

25

Noite

80h

Planalto Serrano

Recepcionista

25

Noite

80h

Vila Nova de Colares

Recepcionista

25

Tarde

80h

Vila Velha

Barramares

Maquiador

25

Tarde

80h

Boa Vista

Fotógrafo

25

Manhã

80h

Santa Rita

Disc Jockey (DJ)

50

Manhã e Tarde

80h

Desenhista de Moda

25

Manhã

80h

Ulisses Guimarães

Maquiador

25

Tarde

80h

Requisitos: Ter pelo menos 16 anos de idade, o Ensino Fundamental Incompleto, ao menos um documento pessoal com foto (para a matrícula) e morar no município, de preferência no bairro onde será ofertado o curso.

Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação
Secretaria de Estado de Direitos Humanos - Sedh
Suellen Barone
Tel.: (27) 3636-1429 / (27) 98807-0234
E-mail: suellen.barone@sedh.es.gov.br

 

Maurílio Mendonça
Tel.: (27) 3636-1162 / (27) 98868-2118
E-mail: maurilio.avellar@seae.es.gov.br

 

Assessoria de Comunicação
Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional
Lucyano Ribeiro
Tel.: (27) 3636-1893
E-mail: comunicacao@fapes.es.gov.br

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard

VLibras