23/11/2016 16h47

Racismo, desigualdade e violência na Semana da Consciência Negra

A força das mulheres negras e a dupla discriminação vivida por elas foi o tema principal no debate realizado nesta segunda (21), no auditório do Arquivo Público do Espírito Santo, no Centro de Vitória. A atividade, que contou com a presença da secretária nacional adjunta da Secretaria de Políticas para as Mulheres, Ana Paula Tongo, faz parte da Semana da Consciência Negra, que acontece até dia 27. 

“O combate ao racismo, à desigualdade e à violência da população negra deve ser um compromisso de toda a sociedade junto ao Estado, por meio de políticas consistentes e eficazes para promover a igualdade racial e o respeito à diversidade. Para a mulher negra, essa luta é mais difícil, por ser vítima duas vezes de preconceito, por ser mulher e por ser negra, e uma terceira vez quando essa mulher é da periferia”, enfatiza a gerente estadual de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, Valquíria Santos.


Consciência Negra


No dia 20 de novembro se comemorou o Dia Nacional da Consciência Negra, uma data referência para reflexões sobre a trajetória de negras e negros na construção da sociedade brasileira. A mesa redonda “Consciência Negra: Destacando a Dupla Discriminação Vivida pelas Mulheres Negras” está na agenda de ações que tem o objetivo comum de debater as várias formas de violações aos direitos da população negra.

Participaram do evento, como painelistas, as empreendedoras Bryce Caniçali, proprietária do Atelier Pretinha, e Jupiara Francisco da Cruz Silva, artesã; a assistente social e consultora do Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA), Meyrieli Carvalho Silva; e a produtora cultural, diretora do Teatro Carlos Gomes e idealizadora do Raiz Forte Espaço de Criação, Charlene Bicalho.

Agenda 


As atividades serão realizadas durante os últimos dias do mês de novembro e tratarão de temas como o racismo, a falta de oportunidades socioeconômicas, o enfrentamento ao extermínio da juventude negra e a violência contra mulheres negras.

Esses eventos foram criados para fomentar a promoção aos direitos humanos em diferentes temas e estão incluídos no cronograma realizado pela SEDH e parceiros. 

Programação 

 

Dias 23 (quarta) e 24 (quinta)

Mostra de Cinema Negro “Histórias Tribais.

Local: MUCANE.

 

Dia 24 (quinta)

“Diálogos sobre Inclusão Social: enfrentamento às discriminações e ao racismo institucional”.

Palestrante: Meyrieli de Carvalho Silva – assistente social, consultora do Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA) e integrante do Instituto Das Pretas; desenvolve pesquisas para a Fundação Carlos Chagas e para a FLACSO (Faculdade Latino Americana de Ciências Sociais) sobre organizações do movimento negro.

Local: Auditório da SEG. Palácio Fonte Grande, Centro de Vitória.

Horário: 9h.

 

Dias 25 (sexta) 26 (sábado)

Seminário Cultura, Educação, Território e Territorialidade para os Povos de Comunidades Tradicionais – IV Cortejo Afro.

Local: São Mateus.

Horários: 8h30, no dia 25; e 14, no dia 26.

 

Dia 26 (sábado)

Comemoração dos 33 anos do Centro de Estudos da Cultura Negra no Espírito Santo – CECUN.

Local: MUCANE.

Horário: 9h às 22h.

 

Dia 27 (domingo)

Encerramento da exposição “Torções”, de Luciano Feijão

Local: MUCANE

 

Informações à Imprensa
Assessoria de Comunicação
Secretaria de Estado de Direitos Humanos (Sedh)
Suellen Barone / Maurílio Mendonça
suellen.barone@sedh.es.gov.br 
maurilio.mendonca@sedh.es.gov.br
seae.comunicacao@gmail.com 
Tels.: (27) 3636-1334 / (27) 98807-0234 / (27) 98868-2118
Facebook: DireitosHumanosES | OcupacaoSocialES

 

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard

VLibras