02/06/2021 17h52 - Atualizado em 02/06/2021 17h54

Presidente da Amunes participa de reunião do Conselho Estadual sobre Drogas

O presidente da Associação dos Municípios do Estado do Espírito Santo (Amunes) e o prefeito de Cachoeiro de Itapemirim, Victor Coelho, participaram da reunião mensal do Conselho Estadual sobre Drogas (Coesad), nessa terça-feira (01). Na oportunidade, foi demonstrado o interesse no fortalecimento das políticas públicas sobre drogas em todo o Espírito Santo, por meio de incentivo para a criação de mais conselhos municipais que trabalhem nesta temática.

A secretária de Estado de Direitos Humanos, Nara Borgo, que também é presidenta do COESAD, explicou que no passado o cenário era outro.

“Muitos municípios têm ou já tiveram Conselho de Políticas sobre Drogas, mas, com o tempo, deixaram de atuar e esses espaços foram se esvaziando. Gostaríamos da oportunidade de diálogo, via Amunes, com esses municípios sobre a importância dos conselhos funcionando. Essa integração fortalece o Conselho Estadual e estamos à disposição para auxiliá-los”, declarou.

Na reunião, a secretária de Direitos Humanos e presidente do Coesad também citou a Rede Abraço, nome como é conhecido o Programa Estadual de Ações Integradas Sobre Drogas, do Governo do Estado, que visa a promover o bem-estar e o cuidado às pessoas com problemas decorrentes do uso de drogas, seus familiares e comunidade em geral.

Coordenado pela Subsecretaria de Políticas Sobre Drogas (SESD), vinculada à Secretaria de Direitos Humanos (SEDH), o Programa parte da premissa de que o uso de drogas é uma questão complexa, de determinação multifatorial e de grande relevância para a sociedade. A organização da Rede Abraço sustenta-se em quatro eixos basilares: prevenção, tratamento, reinserção social, e estudos, pesquisas e avaliações.

“O Governo reestruturou a Rede Abraço. No segundo semestre deste ano, vamos abrir um Centro de Acolhimento e Atenção Integral sobre Drogas, o CAAD, em Cachoeiro de Itapemirim, com a intenção de atender a região sul do Estado. Também vamos abrir um em Linhares para atender a região norte. Se os municípios se organizarem enquanto Conselho, vai facilitar também a execução desse serviço quando estiver implantado nestas regiões”, explicou a secretária Nara Borgo, enquanto presidenta do Coesad.

O presidente da Amunes e prefeito de Cachoeiro de Itapemirim, Victor Coelho, acolheu o pedido e demonstrou interesse no fortalecimento das políticas públicas sobre drogas, por meio do incentivo aos conselhos.

“Todos os prefeitos com quem eu converso falam que o problema das drogas é algo gritante em seus municípios. Então, todo o diálogo é necessário para que possamos ter essa rede um pouco mais ampliada, e, por meio da Rede Abraço, eu acho que isso vai funcionar muito bem. A Amunes está à disposição para fazer a interlocução com os municípios, para que esse projeto funcione. Sabemos o quanto é importante recuperar a vida dessas pessoas que se encontram em dependência química, que é uma situação muito triste”, disse.

Rede Abraço

Confira AQUI o Programa Estadual de Ações Integradas Sobre Drogas (Rede Abraço) na íntegra.