08/10/2021 16h56

Outubro Rosa: equipe da SEDH se une para divulgar campanha e arrecada doações

A equipe da Secretaria de Direitos Humanos (SEDH) aderiu à campanha “Outubro Rosa – A prevenção é essencial”, da Secretaria da Saúde (Sesa), e, nesta sexta-feira (08), se vestiu de rosa como forma de conscientização sobre o tema. Servidores e servidoras também aproveitaram o dia para fazer uma arrecadação interna de pacotes de absorventes descartáveis, que serão doados ao programa ES Solidário, responsável pelo repasse às mulheres e meninas em situação de vulnerabilidade.

“O Outubro Rosa é uma campanha muito importante de conscientização para que nós, mulheres, possamos adotar medidas preventivas contra o câncer de mama não apenas neste mês, mas durante todo o ano. Sabemos que há mais chances de cura quando a doença é descoberta no início, por isso precisamos estar atentas sempre”, destacou a secretária de Estado de Direitos Humanos, Nara Borgo.

Câncer de mama

Segundo a Gerência de Regulação da Atenção à Saúde (GERAS) da Sesa, em 2020, foram realizados 1.711 atendimentos entre internações e realizações de procedimentos. Neste ano, no período de janeiro a julho, o total foi de 997 internações. Já em relação aos procedimentos ambulatoriais, em 2020, foram realizados 41.524, e, de janeiro a julho deste ano, 23.472 procedimentos.

Quanto aos óbitos por câncer de mama feminino, em 2020, foram registrados no Estado 355 mortes. De janeiro a setembro deste ano, foram 188 óbitos em decorrência da doença. Já em relação à realização de mamografias, em 2020, foram realizados 48.781 exames, e, de janeiro a julho deste ano, foram 32.894 exames.  

O câncer de mama, quando identificado em estágios iniciais (lesões menores que 2 centímetros de diâmetro), apresenta prognóstico mais favorável e a cura pode chegar a 95%. O profissional destaca que quanto mais precoce o diagnóstico, maiores as chances de obter êxito positivo no tratamento.

Arrecadação de absorventes

Servidores e servidoras da SEDH aproveitaram o engajamento com a campanha, nesta sexta-feira (08), para contribuir em uma outra campanha que já ocorre desde junho deste ano: a arrecadação de absorventes descartáveis para doação ao ES Solidário, auxiliando, assim, no combate à pobreza menstrual.

“Sabemos que o problema da fome acaba sendo prioridade para as pessoas em situação de vulnerabilidade, mas existem muitas mulheres, jovens e meninas, além de homens trans, que precisam de absorventes e, na hora de escolherem entre esse produto e um alimento, acabam priorizando a comida. Por isso, resolvemos incentivar essa doação”, explicou a secretária Nara Borgo.


Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação da SEDH
Juliana Borges
(27) 3636-1334
juliana.paiva@sedh.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard

VLibras