01/12/2016 15h51 - Atualizado em 05/12/2016 10h13

Ocupação Social: jovens do Labor@rte se destacam no lançamento da campanha

Um grupo de jovens decididos a construir, juntos, um vídeo que mostre realmente quem eles são. Assim foi desenvolvida a campanha do Programa Ocupação Social, do Governo do Estado, lançada nesta quarta-feira (30), às 19 horas, no Theatro Carlos Gomes. “São jovens que assumem o projeto e se tornam donos das ações, inclusive da campanha”, defendeu o secretário de Estado de Direitos Humanos, Julio Pompeu.

O vídeo foi lançado, em primeira mão, durante a Mostra Cultural Labor@rte, com a participação dos jovens talentos integrantes do projeto e que construíram a campanha. No teatro, se apresentaram o grupo Ubuntu Fristailli e o pessoal da Batalha do Barrão, de Vila Velha; MC Dow e a galera do Banca 805, lá da Serra; e o EmiciThug com OsCriA (MFive, Suspiro Boy, Quadra87 e o Regentes) do Coletivo CriAtividade. O evento começou às 19h30, com entrada gratuita.

O secretario de Estado da Cultura, João Gualberto, falou sobre a importância do projeto para o meio cultural do nosso Estado. “A Secretaria está de braços abertos para este projeto porque acreditamos que grande parte da cultura nasce no centro das comunidades. E os atores fundamentais na realização e propagação desta cultura são os jovens. O projeto ‘Laborarte’ do Ocupação Social está apenas começando. Nossa expectativa e a da Secretaria de Direitos Humanos é avançar em 2017 e contamos com o apoio de todos para isso. Vamos em frente.”

 

Campanha

O grupo convidado já participava das atividades desenvolvidas pelo Governo em bairros do Ocupação Social, em ações de cultura, formação artística, empreendedorismo e qualificação profissional, realizadas pelo Projeto Labor@rte, ação da Secretaria de Cultura (Secult) e do Instituto IDEIAS para o Programa Ocupação Social.

“Os jovens participaram de todo o processo. Ajudaram no roteiro, na locação do vídeo, na produção e até nas imagens. Fizeram a letra da música e ainda pensaram em quem poderia fazer parte do vídeo. Uma ação conjunta e que reforçou o que já sabíamos: o quanto eles são esforçados, profissionais e talentosos”, afirmou Pompeu.

 

Mostra Cultural

A Mostra Cultural Laborarte foi o encerramento das atividades de 2016 do Projeto, ação integrante do Programa Ocupação Social, que tem em sua base os conceitos da economia criativa.

As atividades desenvolvidas pelo projeto atuaram na promoção, por meio do empreendedorismo, da inclusão socioeconômica e cultural dos jovens residentes nas regiões dos bairros Barramares e Ulisses Guimarães, em Vila Velha; Nova Rosa da Penha e Nova Esperança, em Cariacica; e em Feu Rosa e Vila Nova de Colares, na Serra.

Todos esses bairros fazem parte da Ocupação Social, que é uma ação do Governo do Estado coordenada pela Secretaria de Estado de Direitos Humanos (SEDH), e que tem como objetivos principais reduzir a taxa de homicídios de jovens, diminuir o abandono escolar e aumentar o percentual de jovens estudando e/ou trabalhando, por meio de uma agenda social articulada entre poder público e sociedade civil, que amplie as oportunidades e minimize a vulnerabilidade juvenil à violência.

“Para que a gente consiga alcançar esses objetivos é fundamental que o jovem seja o protagonista de nossas ações. E isso envolve a campanha de lançamento do Ocupação Social”, salienta o secretário.

 

Informações à imprensa:

Assessoria de Comunicação
Secretaria de Estado de Direitos Humanos (Sedh)
Suellen Barone / Maurílio Mendonça
suellen.barone@sedh.es.gov.br / maurilio.mendonca@sedh.es.gov.br / seae.comunicacao@gmail.com
Tels.: (27) 3636-1344 / (27) 98807-0234 / (27) 98868-2118
Facebook: DireitosHumanosES | OcupacaoSocialES 

Assessoria de Comunicação
Secretaria de Estado da Cultura (Secult)
Carol Veiga / Erika Piskac / Danilo Ferraz
secultes.imprensa@gmail.com / comunicacao@secult.es.gov.br  
Tels.: (27) 3636-7111 / 99808-7701 / 99902-1627
Facebook: secult.espiritosanto
Twiter: @secult_ES

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard

VLibras